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Entenda como a Casa Santa Luzia e o Violeta estão atraindo colaboradores

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 30/04/2025

Casa Santa Luzia

Foto: Divulgação 

 

Preencher vagas em uma loja física é uma das principais dores dos varejistas. Atualmente, com a ascensão de trabalhos informais como motoristas de carro de aplicativo e até empregos 100% remotos, trabalhadores estão diminuindo a busca por vagas nas tradicionais lojas de supermercado. E, de acordo com empresas como a Casa Santa Luzia e a Violeta, isso não é somente uma questão de salário — mas também de procura por mais flexibilidade e tempo de descanso

 

Por esse motivo, uma das estratégias adotadas pela Casa Santa Luzia foi diminuir as horas de trabalho e contratar mais pessoas. No momento, a empresa está com 30 vagas em aberto.

 

 Além disso, o menor salário da loja, que possui cerca de 700 empregados, todos contratados pelo regime de CLT, é hoje da ordem de R$ 3.500, 84% maior do que o piso. A empresa também adota um sistema de PLR.

 

Já a Violeta, que possui 10 lojas distribuídas pela Zona Norte e Oeste de São Paulo, tem 100 vagas para preencher no momento. Assim como a Casa Santa Luzia, a empresa tem reformulado seu RH para se adaptar às demandas atuais e contratou uma empresa de consultoria para estabelecer planos de cargos e salários. Assim, a empresa estabeleceu três níveis e para passar de um para o outro, são considerados fatores de presença em treinamentos, absenteísmo e disciplina. 

 

Além do plano de saúde e odontológico, um dos incentivos aplicados pelo varejista é um incremento de R$ 150 no salário pela ausência de faltas. O supermercado também passou a oferecer todas as refeições para o funcionário, incluindo café da manhã, almoço, jantar, café da tarde e até opções de sopas durante os meses mais frios. 

 

A empresa ainda tem parceria com uma faculdade e permite que os funcionários paguem somente R$ 50 de mensalidade. Outra iniciativa foi a contratação de um médico para acompanhar as colaboradoras gestantes.

 

Em datas especiais como o Dia das Mães ou dos Pais, a Violeta também promove sorteios. Neste ano, por exemplo, serão sorteados três pacotes para jantar no Coco Bambu com direito a nove acompanhantes — e um dos requisitos para participar é não ter faltas.  

 

Especialistas avaliam que ao adotar práticas semelhantes às da Casa Santa Luzia e Violeta, varejistas podem amenizar ou até solucionar o problema de mão de obra. Eles ainda entendem que, o atual problema, não é a escassez da mão de obra, uma vez que há muitos colaboradores disponíveis no mercado de trabalho. Para eles, o principal problema da atualidade é a falta de atratividade das vagas.

 

Ainda segundo especialistas do setor, cada vez mais, lojas que oferecem salário baixo, jornadas exaustivas, nenhum benefício está concorrendo com o home office, empregos digitais e empresas de aplicativos. Por isso, o principal conselho é a adaptação de salários, benefícios e flexibilidade de horários

 

Fonte: Diário do Comércio

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TAGS:Gestão e negócios, Casa Santa Luzia,Violeta,Rh, Colaboradores
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