Entenda as principais estratégias de trade marketing para os canais on e off
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 26/08/2024
Foto: SA+ Ecossistema de Varejo
Na próxima quarta (28/08), o 6º episódio do +Mais Varejo Podcast vai ao ar com o tema “Estratégias de trade marketing para on e off line”. Dessa vez, o programa conta com a participação de Fabiano Szpyra, gerente de marketing do Festval, e Camila Couto, diretora executiva de shopper marketing global da Fini, e mediação de Fabio Acayaba, CMO da SA+ Internacional.
Para contextualizar a conversa, Acayba pediu aos convidados voltarem um pouco no tempo, e trazerem os aspectos que têm consolidado a área de trade marketing no varejo alimentar.
“Falamos de trade há muitos anos, mas a sensação que tenho é que a abertura do varejo para a indústria nesse assunto é recente”, comenta Camila. Para ela, o trade trabalha para o shopper e quando essa visão da indústria se junta com o varejo, que de fato está em contato direto com os consumidores, a estratégia se torna eficaz.
“Cada vez mais vemos o varejo se profissionalizando e dizendo ‘eu preciso do trade junto para entender melhor cada shopper de cada categoria'”, complementa a executiva.
Do lado do varejo, Szpyra concorda e relembra que no início profissionais de trade da indústria eram vistos como a “pessoa do dinheiro”.
“Só que isso começou a ficar vazio, pois não tinha o consumidor no centro da decisão e automaticamente não havia uma geração de experiência para ele”, conta o executivo do Festval.
Segundo Szpyra, foi preciso entender que o varejo só consegue gerar experiência até um ponto e por isso é preciso entrar em uma colaboração mútua com a indústria para criar comunicações e abordagens novas, formas de precificar diferentes e eventos que envolvam a marca e permitam uma ativação.
“Existem informações que a indústria produz e que são importantes para o varejo entender e tratar a marca da forma que ela merece no PDV. Ao mesmo tempo, nós temos que dividir informações com a indústria sobre os comportamentos do nosso consumidor. E essas duas coisas juntas somam a favor do cliente para todo mundo sair ganhando”, finaliza.
Assista ao podcast a partir de quarta-feira em sua plataforma preferida de streaming. Nela, você encontrará, além deste 6º episódio, os cinco primeiros e os próximos que serão lançados.