Especialistas discutem sobre as diferenças entre retail media e trade marketing
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 02/09/2024
Foto: SA+ Ecossistema de Varejo
O 7º episódio dessa temporada do +Mais Varejo Podcast será intitulado “Retail Media e Trade Marketing são a mesma coisa?”. O programa vai ao ar nesta quarta-feira (04/09) e terá a participação de Paula Peres Valduga, head de trade marketing do Grupo Koch, Herik Mourão, country representative na Crealytis e fundador da Retail Media FC, e Marcelo Ermini, coordenador da pós-graduação lato sensu e do hub de trade marketing da ESPM. A mediação da conversa foi feita por Alex Terra, CEO da Midfy.
Do lado do varejo, Paula conta que o retail media está muito em pauta. Como exemplo do potencial da estratégia, ela traz dados apresentados na última edição da NRF que demonstram que a audiência em lojas é superior à das redes de televisão americanas.
“No Koch o trade tem diversas iniciativas 360, e uma delas é o retail media. Fazemos ativações no e-commerce, varejo e atacarejo”, explica a executiva.
Para Mourão, o trade marketing e retail media são coisas diferentes, cada um com sua importância. “Eles podem até se juntar, mas não são excludentes. O trade marketing trata da relação indústria e varejo e o retail é uma mídia para resolver coisas objetivas do negócio. É preciso de métricas distintas”.
Ermini também traz sua visão para a conversa. Segundo ele, a principal característica do retail media é estar dentro do PDV, contemplando as iniciativas de mídia no canal. Já o trade marketing é voltado para a estratégia de como a empresa vai se relacionar com seus canais e clientes, e uma das ferramentas para isso é o retail media.
“São coisas distintas com métricas e processos diferentes, mas o desafio é como integrar a estrutura para que ela realmente se torne mídia, e não apenas uma ação de trade localizada nessa ou naquela loja”.
Assista ao podcast a partir de quarta-feira em sua plataforma preferida de streaming. Nela, você encontrará, além deste 7º episódio, os seis primeiros e os próximos que serão lançados.
Notícias relacionadas
Entenda como o trade pode se integrar nas estratégias e resultados
Colaboração e tecnologia são fatores essenciais para uma boa execução das estratégias de trade marketing
Entenda as principais estratégias de trade marketing para os canais on e off
Categorias novas ou com pouca penetração devem ser o foco da área de desenvolvimento da indústria e varejo
Comentários
Envie seu comentário
© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados