Entenda como o trade pode se integrar nas estratégias e resultados
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/09/2024
Foto: SA+ Ecossistema de Varejo
O último episódio dessa temporada do +Mais Varejo Podcast será intitulado “Como o Trade se integra à estratégia e os resultados alcançados”. O programa vai ao ar nesta quarta-feira (18/09) e terá a participação de Eduardo Abritta, diretor de trade marketing da Bauducco, e Ariane Sanches, diretora de trade marketing do Grupo MundialMix. A mediação foi realizada por Alessandra Morita, head de conteúdo da SA+ Ecossistema de Varejo.
Trazendo a visão da indústria para a mesa, Abritta conta que cada vez mais o trade tem ganhado relevância, e sua importância nas estratégias se dá entre outros motivos, por juntar diversas áreas da companhia para a execução de algo. “Tem indústrias que estão mais avançadas do que outras, mas todas estão crescendo”.
Abritta ainda reforça que essa é uma área com visão abrangente, pois se conecta com a construção de marca e categoria, ativação e relacionamento com o consumidor. Ao mesmo tempo, apresenta um viés comercial que se atenta às vendas, sell-out, abastecimento correto e gestão de categorias. “As empresas que utilizam o trade tem muito a ganhar. E na relação da indústria com o varejo há também um papel muito importante de engajamento, B2B e gestão comercial para executar os objetivos do negócio de forma ampla”.
Do lado do varejo, Ariane acredita que a fase atual do trade é de aprendizado. “É uma construção diária, uma troca. A parceria com a indústria está só no começo e ainda tem muito para evoluir”, comenta. A executiva ainda elogia o Trade Connection, evento que estava ocorrendo no dia da gravação. “É muito bom escutar os cases apresentados e ver que estão adaptando equipamentos para diferentes formatos de lojas, como atacarejos. Ou seja, (a indústria) esta entendendo de forma mais efetiva como chegar no cliente final”, compartilha a diretora.
Ariane também aborda o conceito de trade 360º, que atua em todos os momentos da estratégia. “No começo temos o contato com a indústria para desenhar a estratégia, no meio temos a execução, e no fim temos o sell-out – e o trade 360º está presente em toda essa construção”, finaliza.
Assista ao podcast completo a partir de quarta-feira em sua plataforma preferida de streaming. Nela, você encontrará, além deste 9º episódio, os oito primeiros dessa temporada.