Entenda a jornada de empresa familiar para uma governança corporativa do GPASA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto do Grupo DMA adiciona valor à categoria de saudáveis no varejo

21/06/2025

NEWSLETTER

Entenda a jornada de empresa familiar para uma governança corporativa do GPASA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

SucessãoGPA Vendas

Entenda a jornada de empresa familiar para uma governança corporativa do GPA

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 27/06/2024

Entenda a jornada de empresa familiar para uma governança corporativa do GPA

Foto: Divulgação


O processo de sucessão pode ser desafiador, e no GPA isso não foi diferente. Valentim dos Santos Diniz imigrou de Portugal e fundou a empresa em 1948 em São Paulo. Na época, a pequena loja especializada em doces vendia pães e outros produtos básicos. Anos depois, já mais estruturada, a empresa passou para a segunda geração, porém o processo foi conflituoso. 

 

Houve brigas entre os irmãos, e no final Abílio Diniz recebeu 16% da companhia, enquanto Alcides e Arnaldo Diniz ficaram com 8% cada, e as filhas Vera, Sonia e Lucila ganharam 2% cada. 

 

Como principal acionista e à frente da gestão, Abílio foi responsável por impulsionar o crescimento da empresa, porém o executivo não queria repetir os erros do passado e se assegurou para que a próxima geração não passasse pela mesma conturbação.  

 

Assim, e após diversas reuniões e reflexões, em 2002 a família Diniz decidiu que não haveria mais uma sucessão familiar na liderança da empresa. Com isso a companhia passou a ser 100% profissionalizada – uma decisão que passou a ser executada em 2003, evitando possíveis conflitos internos. 

 

Ana Maria Diniz, filha mais velha do empresário, e candidata natural à sucessão trabalhou na empresa por 17 anos. Após a decisão, ela e seus irmãos passaram a integrar o conselho da GPA. Hoje em dia, a empresária atua como conselheira na Península Participações, o family office da família, e na sua startup de economia criativa no setor de alimentos, o Polvo Lab.

 

A Península foi criada depois da venda de ações do GPA e separação dos ativos imobiliários. A empresa funciona como gestora de investimentos e nos últimos anos se consolidou como uma das principais e tradicionais do setor no país.


Venda de postos para redução na alavancagem financeira

 

Por meio de um Fato Relevante, o GPA anunciou ontem (26) que havia concluído a assinatura dos contratos definitivos para a venda das operações de 71 postos de combustíveis por aproximadamente R$ 200 milhões

 

Desses, 49 postos localizados em São Paulo foram adquiridos pelo Grupo Ultra, detentor dos Postos Ipiranga, por R$ 130 milhões. As outras 22 operações, distribuídas por mais oito Estados brasileiros, foram compradas por outras empresas que não foram reveladas.

Até a efetiva transferência aos compradores, os postos em funcionamento permanecerão sendo operados pelo GPA. Assim, os resultados das operações também serão agregados à companhia.

“A venda dos Postos marca a última etapa do plano de vendas de ativos não core iniciado em 2023, que objetiva a redução da alavancagem financeira com a diminuição da dívida líquida e, consequente, reforço da estrutura de capital”, destaca o GPA no comunicado.

 

Fonte: Bloomberg Línea e Fato Relevante

COMPARTILHAR
TAGS:Sucessão,GPA, Vendas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

GPA segue expansão do Minuto Pão de Açúcar com abertura de primeira loja em Vinhedo (SP)Varejo de Proximidade

GPA leva bandeira de proximidade para região inédita de SP

Pão de Açúcar - Dia dos NamoradosSazonalidade

GPA aposta no simples como estratégia de trade para o Dia dos Namorados

PáscoaSazonalidade

Mais da metade dos consumidores pretendem gastar até R$ 150 nos supermercados cariocas para o Dia dos Namorados

Pão de açúcar freshação social

GPA promove ação em prol do enfrentamento da pobreza menstrual

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados