26/09/2025
Da raspadinha à realidade aumentada, diversão pode ser arma secreta para aumentar vendas
POR Barbara Fernandes
EM 26/09/2025

Foto: Adobe Stock
Transformar a ida ao supermercado em uma experiência interativa deixou de ser apenas um experimento de marketing e se consolidou como tendência de negócios no varejo alimentar. A “gamificação”, uso de elementos de jogos para engajar consumidores, vem demonstrando impacto direto em vendas, fidelização e coleta de dados segundo levantamentos da Rock Encantech, ASSERJ e Safol.
De acordo com a Rock, em campanhas promocionais, os jogos digitais ampliam o engajamento com a marca em cerca de 20%. O efeito vai além do impulso imediato de consumo e a longo prazo fortalece vínculos emocionais, essenciais para fidelizar clientes em um mercado cada vez mais competitivo.
Entre as ferramentas mais utilizadas estão versões digitais de clássicos já familiares ao público, como raspadinhas e roletas que impulsionam a gratificação com o elemento da sorte. A associação com paixões culturais, como bater “pênalti” em um jogo de futebol, por exemplo, também pode potencializar ainda mais a participação.
De todo modo, trata-se de uma oportunidade dupla que estimula compras e permite mapear o comportamento de consumo em tempo real. Para a ASSERJ, ao respeitar a LGPD, a estratégia permite personalizar ofertas com base em informações fornecidas de forma voluntária, transformando desafios e promoções em canais legítimos de relacionamento.
A Safol aponta outro ponto estratégico ao mostrar que os programas de fidelidade tradicionais se reinventam quando incorporam missões. Em vez de apenas acumular pontos, os clientes podem desbloquear níveis, distintivos e recompensas exclusivas em desafios alinhados ao perfil de compra.
E essa estratégia não se limita apenas ao online. A maior parte dos exemplos citados podem ser aplicados na loja física. Além deles, experiências mais imersivas, como caça ao tesouro com realidade aumentada ou QR Codes escondidos pelos corredores, são exemplos de como integrar diferentes canais (on e off) para proporcionar uma experiência diferenciada.
O impacto financeiro também é relevante. Campanhas com gire e ganhe, raspadinhas digitais e promoções relâmpago com prazo limitado não apenas ampliam tíquete médio, mas também aceleram a decisão de compra ao mesmo tempo em que permitem testar e promover categorias específicas.
Mais do que uma moda, a gamificação se consolida como ponte entre entretenimento, dados e consumo. No varejo alimentar, ela abre espaço para que supermercados e atacarejos deixem de ser apenas locais de compra e passem a ser também ambientes de interação, relacionamento e descoberta.
Notícias relacionadas

Grupo Mateus quer ampliar retail media para 100 lojas

Sua campanha é brilhante. Mas e seu merchandising, como está?

IA redefine jornada de compra online e acelera estratégias do varejo alimentar

Dalben eleva a experiência de compra com espaços pensados para cada fase da vida
Barbara Fernandes
Repórter