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Cultura do vinho no Brasil cresce com consumo e estratégias inovadoras

POR Fernanda Vasconcelos

EM 25/07/2024

AdobeStock

Foto: Adobestock


“A cultura do vinho tem crescido no Brasil e a base da pirâmide consumidora também. Com isso, há uma expansão também do tíquete médio”. Quem afirma é Rodrigo Valerio, diretor de marketing e vendas da Vinícola Aurora


Valerio também afirma que houve um aumento no consumo de espumantes. Outra empresa que vem observando crescimento desse segmento é a Cantu Grupo Wine, que está reforçando a sua importação. “Esperamos um segundo semestre com recordes históricos”, diz Julio Vargas, head de vendas do fornecedor.


Novos consumos


Segundo a Cantu Grupo Wine, os brasileiros têm aprendido a consumir vinho fora de ocasiões especiais, até mesmo em churrasco com amigos. Dessa forma, Julio Vargas recomenda ao varejista explorar mais a categoria, por exemplo a partir de variações climáticas.


Para ele, é importante dedicar ao menos 20% da gôndola para rótulos refrescantes, como espumantes, rosés e brancos. “Isso ajuda a modular o planograma entre todas as estações e datas. Mais rosés no verão, por exemplo; mais brancos na Páscoa etc.”, explica. Ele também recomenda separar os rótulos por país de origem.


Adegas sofisticadas


Os produtos premium podem ser alocados nas adegas mais sofisticadas e com decoração especial, mas cuidando para não afastar o público que ainda desconhece a bebida. Rodrigo Valerio, da Vinícola Aurora, sugere manter os produtos próximo a itens com os quais harmonizam, como queijos e charcutaria.


Ações práticas nas lojas


A Vinícola Garibaldi elenca algumas iniciativas que podem impulsionar as vendas:


  • Boa exposição em ponto natural
  • Cross merchandising em datas sazonais
  • Degustação no PDV
  • Exposição em pontos quentes da loja, utilizando também ilhas
  • Implementação de um espaço para “descomplicar” o consumo de vinhos
  • Utilização das redes sociais da loja para divulgar dicas e curiosidades envolvendo a bebida, o que pode ter a ajuda da indústria
  • Gestão da categoria (para escolher o melhor formato de exposição e sortimento)


Sommelier na loja


Contar com a presença desse profissional é algo positivo na opinião de Flavio Consolo, gerente comercial da importadora Casa Flora.

“O sommelier proporciona uma experiência diferenciada e facilita a escolha do consumidor porque muitas vezes a prateleira é confusapara quem não conhece direito a categoria” - Flavio Consolo, gerente comercial da importadora da Casa Flora

Foto: Divulgação

O executivo também sugere a utilização de materiais informativos sobre as formas de consumo dos vinhos. A Casa Flora tem dado apoio aos varejistas com kits, packs com taças e utensílios gratuitos para o consumidor. “Prevemos um crescimento de 25% nessas ativações em 2024”, afirma Consolo.


A Vinícola Aurora, por sua vez, tem criado linhas especiais e exclusivas para diferentes canais e ajudado as lojas na qualificação de atendentes e investido em campanhas de marketing.


Foto: Adobe Stock


Destilados


Esses produtos também surgem como oportunidade na seção de bebidas. Segundo a Pernod Ricard, tem havido um aumento do consumo entre os uísques, por exemplo. Por esse motivo, a empresa tem direcionado investimentos para ajudar a promover ainda mais a bebida. Recentemente, implementou uma ação com a marca Chivas na novela Renascer, da TV Globo. Para o varejista, a recomendação é aumentar a exposição nas gôndolas e as oportunidades de consumo de uísques em dias de churrasco, futebol e no inverno.


“Além disso, é importante evitar rupturas nas lojas, pois o shopper busca o destilado pela ocasião de consumo, item que está no topo da árvore de decisão”, afirma Rebeca Neiman, gerente de trade marketing da empresa. Na gôndola, ela recomenda expor de cima para baixo os itens de maior valor agregado, ultra premium, super premium, premium, standard e valor.

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TAGS:JULHO-2024: SA+ | Famílias Empresárias
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