Criar o mundo das bebidas alcoólicas no seu supermercado melhora a experiência de compra do shopper e aumenta exponencialmente as vendasSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

Criar o mundo das bebidas alcoólicas no seu supermercado melhora a experiência de compra do shopper e aumenta exponencialmente as vendasSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Diageo Bebidas Alcoólicas Execução no PDVDestilados Gerenciamento por Categorias

Criar o mundo das bebidas alcoólicas no seu supermercado melhora a experiência de compra do shopper e aumenta exponencialmente as vendas

POR SA+ Branded Content

PATROCINADO POR Diageo

EM 21/02/2025

Mundo dos alcoólicos Diageo

Algumas mudanças no ponto natural podem impulsionar o sell-out de bebidas nos supermercados. A ideia consiste em criar com a navegação do futuro um espaço destinado a bebidas alcoólicas, ou seja, um espaço que agrupe todas as categorias desse segmento, com os destilados próximos de vinhos e cervejas.


Essa organização nomeada como “Drinks para todos os momentos” tem sido recomendada nos projetos de Gerenciamento por Categorias capitaneados pela Diageo, principal player do mercado de destilados, responsável por marcas como Johnnie Walker, Old Parr, Smirnoff, Tanqueray, Baileys, Gordon's e Ypióca.


A intenção é facilitar a navegação do shopper com foco na solução completa para que todos tenham fácil acesso a produtos que geralmente ficam localizados em diferentes áreas do supermercado.


Além de aproximar as bebidas destiladas das cervejas e vinhos, outra decisão importante considerar as ocasiões de consumo ao organizar a seção.


“Ocasião de consumo é o atributo de maior importância na árvore de decisão de Destilados. Ao trabalhar melhor cada momento de consumo, aumentam as chances de ampliar a participação dos nossos produtos na cesta do shopper, além de conseguirmos atrair mais público para a categoria através de uma navegação mais intuitiva”, Patricia Blecker- Head de Trade Marketing Off Trade, Desenvolvimento de Categoria e Merchandising.


Quem circula pelas lojas que passaram pelo GC recebe estímulos visuais pensados para oferecer um educacional de compra, por exemplo tendo acesso a receitas de drinks e aos ingredientes do preparo, rendimento por garrafa e melhor harmonização. A ideia da Diageo é mostrar que existem drinks para todos os momentos e ocasiões de consumo.


É o caso, por exemplo, do espaço "Dê um up no seu bar", com complementos como tônicas, mixers, copos, taças, espumas e outros itens que integram a preparação e a apresentação das receitas.


Com ponto-extra, as vendas crescem duplo dígito
Para facilitar ainda mais a jornada de compras do shopper, a Diageo passou a englobar a presença de pontos-extras, aproximando os destilados de categorias adjacentes, o que estimula exponencialmente a penetração e a conversão das vendas.


O racional que norteia o planograma recomendado para o ponto natural serve de base para definição de pontos, entre os quais: Whisky Johnnie Walker na Seção de açougue; Whisky Old Parr no Cantinho do Churrasco; Vodca Smirnoff no Setor de hortifrútis, em especial próxima das frutas utilizadas em caipirinhas; Gin Tanqueray perto dos queijos especiais e Bebidas Prontas (Ready to drink) junto às cervejas premium.


O gasto por ticket total nas lojas com ponto-extra vem crescendo exponencialmente. Com isso, a Diageo desenvolveu um novo projeto:


Em uma iniciativa disruptiva no segmento, a Diageo implantou exposição adicional de whiskys para a área dos checkstands de redes varejistas das regiões Nordeste e Sul, e os primeiros resultados são promissores: em uma importante rede varejista, foi observado um desempenho expressivo da categoria.



A experiência mostra a importância de pensar além do comum para desenvolver a categoria de destilados.


“O checkstand é uma zona da loja conhecida por agrupar produtos de baixo valor, alvos de compra por impulso. Pela primeira vez a Diageo fez a exposição da categoria de whisky nesse local, em um movimento disruptivo que gerou ganhos consistentes e aumentando o ticket médio do espaço”, Jéssica Pereira- Gerente de Trade Marketing.

COMPARTILHAR
TAGS:Diageo, Bebidas Alcoólicas, Execução no PDV,Destilados, Gerenciamento por Categorias
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Conheça os dois fatores que mais influenciam a compra por impulso de SalgadinhosSalgadinhos

Conheça os dois fatores que mais influenciam a compra por impulso de Salgadinhos

33% dos consumidores compram cerveja semanalmente no varejo alimentarOpinion Box

33% dos consumidores compram cerveja semanalmente no varejo alimentar

Flex AtacarejoSazonalidade

Flex projeta um crescimento de até 15% nas vendas de bebidas

1727810922650-supermercado-panetones-natalExecução

Bauducco quer ampliar o relacionamento com o trade do varejo a partir de projetos voltados ao sell out

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados