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Crescimento dos Energéticos e Sucos Naturais no varejo com foco em oportunidades

POR Fernanda Vasconcelos

EM 25/07/2024

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Foto: Divulgação


A categoria de bebidas estimulantes tem se destacado no mercado, impulsionada pela crescente demanda por produtos que proporcionem energia e vitalidade no dia a dia. Mais do que uma opção para ambientes noturnos e festivos, essas bebidas têm ganhado espaço no cotidiano de consumidores que buscam maior desempenho em atividades como exercício físico, estudo e trabalho. Com inovações constantes em sabores e embalagens, as marcas do segmento estão conquistando novos públicos e ampliando suas ocasiões de consumo, apresentando oportunidades estratégicas para o varejo.


Nesta matéria, exploramos as alavancas de crescimento da categoria e como o varejista pode otimizar suas vendas, garantindo a presença dessas bebidas em pontos estratégicos da loja e oferecendo uma variedade que atenda às expectativas dos consumidores modernos.


Energéticos


Entre as versões não alcoólicas, um dos destaques tem sido a categoria de bebidas energéticas. Segundo a Red Bull, 14 SKUs (2% do portfólio) respondem por 60% do faturamento e, por isso, o varejo deve manter as variedades sempre disponíveis, ao mesmo tempo que deve oferecer inovações, para trazer um novo público. A fabricante também recomenda ter sempre latas geladas para chamar a atenção desses novos shoppers. 


É preciso, portanto, garantir coolers no checkout, na área primária e ainda em pontos extras e na geladeira branca. A companhia também sugere que os energéticos estejam no corredor de não alcoólicos e tenham o espaço mínimo de dois módulos, respeitando o espaço correto das marcas que trazem maior valor agregado ao mercado. Trabalhando com o espaço ajustado, é importante seguir o planograma com o racional de blocos de marcas e segmentos (regulares, sabores, sem açúcar).


12,9%

Aumento em volume da categoria de janeiro a maio/2024 sobre igual período de 2023


22,4% 
Avanço da embalagem de 473 ml no período


14,6%

Alta da versão de 2 litros no mesmo intervalo


Alavancas da categoria


A fabricante Baly explica que o crescimento dos energéticos ocorre pela ampliação das ocasiões de consumo e pela maior demanda dos consumidores por produtos estimulantes (de maior performance). A categoria é consumida não somente em ambientes noturnos e festivos, mas no dia a dia, proporcionando energia e vitalidade para atividades como exercício físico, estudo e trabalho.


De acordo com a indústria, isso ocorre porque a bebida comprovadamente aumenta o estado de alerta e melhora a concentração. Outro fator importante, completa a empresa, é a inovação de sabores e a disponibilidade do produto em embalagens democráticas para o consumidor ampliar suas possibilidades, permitindo novas experiências sensoriais.


Oportunidade para o varejo


A Baly chama a atenção do supermercadista para o crescimento da linha de sabores. Sua participação saiu de 30% para 36% no último ano. A versão que mais puxa o avanço é Melancia e Maçã Verde: alta de 46%.


Foto: Arquivo SA +  Eduardo Frazão


Sucos 100%


Atendendo a crescente busca do consumidor por produtos mais naturais e saudáveis, o consumo da categoria avança a cada ano. Para explorar melhor a categoria, a fabricante Natural One recomenda:


  • Utilizar materiais de merchandising nas lojas
  • Estimular compras não programadas ampliando as áreas de contato do shopper com o produto, utilizando, por exemplo, pontos extras. Dessa forma, o varejista consegue aumentar a rentabilidade da categoria
  • Trabalhar o produto gelado nas lojas para atender também esse momento de consumo
  • Garantir a presença de lançamentos no sortimento, pois eles ajudam a impulsionar as vendas
  • Adotar uma exposição alinhada à árvore de decisão da categoria, que tem esse racional: sabor, qualidade, marca, embalagem e tamanho


Foto: Arquivo SA + Eduardo Frazão 


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TAGS:JULHO-2024: SA+ | Famílias Empresárias
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