13/10/2025
Coop celebra 71 anos e projeta aumento de 8% nas vendas com campanha de aniversário
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 13/10/2025

Foto: Divulgação
Em celebração aos 71 anos desde a fundação, a Coop, que hoje possui 36 unidades de varejo alimentar e 69 drogarias, lança a campanha de aniversário “Comemorar Faz Bem”. Entre 3 de outubro e 2 de novembro, todas as unidades terão ofertas especiais e sorteios de grandes prêmios, incluindo um carro avaliado em R$ 300 mil e três vales-viagem de R$ 30.000 cada. Além disso, uma das novidades deste ano é o Prêmio do Bem. O ganhador do automóvel poderá indicar uma instituição beneficente para receber uma doação de R$ 10.000.
Como a campanha vai funcionar
A cada R$ 100 em compras em um único cupom, o cooperado ou cliente recebe um número da sorte, após informar seu CPF no caixa. O cadastro deve ser finalizado no site da empresa, onde também é possível acompanhar a divulgação dos números. O sorteio do automóvel ocorrerá no dia 13 de novembro, pela extração da Loteria Federal.
A cada dez produtos diferentes no carrinho, o participante ganha um número da sorte adicional. No e-commerce, a cada R$ 100 em compras, o cliente concorre com dois cupons. Pagamentos com o cartão de crédito Coop geram números extras, válidos para todos os prêmios. Medicamentos, bebidas alcoólicas acima de 13º, tabaco, fórmulas infantis e cartões-presente não entram na promoção.
Qual o impacto esperado
Lançamento da campanha reuniu lideranças do varejo alimentar e de drogarias em encontro realizado no anfiteatro da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Foto: Divulgação
No lançamento da campanha, a Coop apresentou também as metas para o período. A cooperativa prevê alcançar até 1,1 bilhão de impactos com as ações de marketing e CRM, além de uma movimentação de 400 mil acessos no e-commerce. Segundo Andréa Pinto, diretora comercial, o mix de produtos foi ampliado com cerca de 600 novos itens, acompanhando lançamentos da indústria. A expectativa é crescer cerca de 8% em vendas na comparação com o mesmo período do ano passado.
Coop inaugura central de monitoramento em Santo André
Além da campanha, recentemente a empresa lançou uma nova Central de Monitoramento em Santo André, com o objetivo de aumentar a eficiência operacional e aprimorar os processos de auditoria a distância. O espaço centraliza as imagens de circuito fechado de supermercados, drogarias, centros de distribuição e áreas administrativas.
Fernando Duarte, Sergio Silva dos Anjos, Marcelo Brumatti, João Carlos Bataglia e Murilo Zanotto
De acordo com Murilo Zanotto, coordenador de Segurança Patrimonial, a estrutura conta com 48 monitores que projetam cerca de 2.000 mosaicos em uma tela de LED de 20m². O sistema permite acompanhar, durante o dia, a execução correta dos processos de segurança alimentar e, à noite, reforça a prevenção contra intrusões. “A nova central é um divisor importante na prevenção de perdas e nos prepara para enfrentar os desafios futuros”, afirma Zanotto.
Celso Furtado, diretor-geral e CEO da Coop, destacou o caráter inovador da iniciativa e lembrou que a cooperativa já foi pioneira em projetos como rádio indoor, etiquetas eletrônicas e self-checkouts. Para ele, a nova central reforça o compromisso da Coop em utilizar tecnologia de ponta para beneficiar colaboradores, cooperados e clientes.
Empresa é premiada por estratégia de CRM orientada por dados
Susana Souza, Natasha de Souza Chagas, Celso Furtado e Elisabete Marques
As inovações da empresa também têm sido reconhecidas por premiações nacionais. É o caso do Prêmio ABEMD 2025, promovido pela Associação Brasileira de Marketing de Dados. Na 31ª edição da premiação, a Coop conquistou o troféu bronze na categoria CRM Data Driven com o case Volta Cooperado, desenvolvido em parceria com a Agência Plusoft.
O projeto teve como objetivo reengajar cooperados inativos entre três e oito meses. Com o apoio da inteligência artificial, foi possível mapear o tempo de inatividade e identificar clientes com maior probabilidade de retorno. A partir desses dados, a Coop personalizou cupons e direcionou campanhas de e-mail e SMS com ofertas exclusivas.
Segundo Elisabete Marques, gerente de Experiência do Cliente, 61% dos cooperados que usaram o cupom voltaram a comprar e continuam frequentando as lojas. O tíquete médio desse grupo é 40% superior ao período anterior, e a mesma estratégia foi aplicada com sucesso ao varejo farma.
Esta é a quarta vez que a Coop é reconhecida pela ABEMD. Em 2023, a cooperativa conquistou o terceiro lugar na categoria Campanha com uma ação de CRM para a marca Omo. Em 2021, recebeu dois prêmios, ficando em segundo lugar na categoria Programa com Cinema em Casa e em terceiro na categoria Digital Mobile com Verão Pede Cervejas Especiais.
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