14/01/2025
Coop amplia curso de Libras e reforça inclusão
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 09/01/2025
Foto: Divulgação
A Coop dá mais um passo significativo em direção à inclusão ao lançar o curso intermediário de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para seus colaboradores ouvintes. A iniciativa, parte do projeto Sinais em Sintonia, promove a comunicação com pessoas com deficiência auditiva e fortalece a cultura organizacional.
Desde a implantação do curso básico em 2017, mais de 50 colaboradores foram capacitados, e, neste ano, 17 formandos concluíram o nível intermediário. Eles agora atuam como pontos focais nas unidades da Coop, facilitando a comunicação tanto com colegas quanto com clientes que possuem deficiência auditiva.
“Essa evolução reforça o nosso propósito como marca: promover uma comunicação cada vez mais efetiva com a comunidade de pessoas com deficiência auditiva”, destaca Amanda Simpioni, responsável pelo projeto.
Em parceria com o Sescoop, uma nova metodologia foi implementada em 2024, permitindo que os participantes desenvolvam não apenas habilidades linguísticas, mas também comportamentais e socioemocionais.
Além de serem agentes de transformação, os participantes do programa multiplicam o conhecimento em suas equipes, conscientizando sobre os direitos e necessidades de pessoas com deficiência auditiva. Essa prática reflete o compromisso da Coop com a inclusão e o atendimento de excelência.
Com mais de 2,3 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil, segundo o IBGE, ações como essa são essenciais para garantir acessibilidade e promover ambientes mais inclusivos. A Coop demonstra que iniciativas bem estruturadas podem inspirar outras empresas do varejo a seguirem pelo mesmo caminho.