Saudabilidade, promoções e proximidade moldam as escolhas dos consumidoresSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Femsa assume controle integral das operações do Oxxo no Brasil

04/09/2025

NEWSLETTER

Saudabilidade, promoções e proximidade moldam as escolhas dos consumidoresSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Consumo Apas Scanntech

Saudabilidade, promoções e proximidade moldam as escolhas dos consumidores

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 04/06/2025

Gôndola supermercado iogurte laticínios

Foto: Adobe Stock


As mudanças nos hábitos de consumo têm influenciado diretamente o formato das lojas e a operação dos supermercados. Para se ter uma ideia, 71% dos brasileiros mudaram a forma de comprar alimentos no último ano, impulsionando o crescimento de lojas de bairro e o aumento da procura por produtos com apelo à saúde.


O dado foi extraído de um levantamento da Scanntech.

Segundo o estudo, 57% dos consumidores passaram a fazer compras emergenciais em mercados de vizinhança, enquanto 59% priorizam alimentos considerados saudáveis. Já 35% afirmam optar por itens mais baratos.

A escolha por mercados próximos de casa está associada à busca por conveniência e à possibilidade de compras frequentes com menor volume, mas maior recorrência.


Já em relação aos itens, produtos como leite proteico, iogurtes funcionais, suplementos e alimentos prontos têm ganhado mais espaço nas prateleiras. O consumidor demonstra atenção crescente à composição dos alimentos e ao impacto das escolhas alimentares sobre a saúde. Esse comportamento tem refletido também no portfólio das redes supermercadistas, que ajustam suas estratégias para atender às novas exigências.


Mas essa tendência não está reservada somente ao varejo alimentar, ela é estrutural e pode ser observada nas redes sociais, internet e sociedade em sua totalidade. 


O aumento no poder aquisitivo também apoia as mudanças na escolha dos itens da cesta, com a qualidade sendo valorizada mais do que a quantidade. 



Fonte: Porto Ferreira Hoje


COMPARTILHAR
TAGS:Consumo, Apas, Scanntech
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

TriMaisConsumo

TriMais amplia setor pet e aposta na fidelização de clientes

supermercadosConsumo

Varejo alimentar registra alta de 4,8% em julho

Adobe Stock supermercadoConsumo

Santa Catarina registra maior evolução no volume de vendas de hiper e supermercados no 1º semestre

Adobe Stock supermercadoConsumo

Vendas de hiper e supermercados recuam em julho, mas projeções indicam recuperação para os próximos meses

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados