Saudabilidade, promoções e proximidade moldam as escolhas dos consumidoresSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GPA promove ação em prol do enfrentamento da pobreza menstrual

06/06/2025

NEWSLETTER

Saudabilidade, promoções e proximidade moldam as escolhas dos consumidoresSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Consumo Apas Scanntech

Saudabilidade, promoções e proximidade moldam as escolhas dos consumidores

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 04/06/2025

Gôndola supermercado iogurte laticínios

Foto: Adobe Stock


As mudanças nos hábitos de consumo têm influenciado diretamente o formato das lojas e a operação dos supermercados. Para se ter uma ideia, 71% dos brasileiros mudaram a forma de comprar alimentos no último ano, impulsionando o crescimento de lojas de bairro e o aumento da procura por produtos com apelo à saúde.


O dado foi extraído de um levantamento da Scanntech.

Segundo o estudo, 57% dos consumidores passaram a fazer compras emergenciais em mercados de vizinhança, enquanto 59% priorizam alimentos considerados saudáveis. Já 35% afirmam optar por itens mais baratos.

A escolha por mercados próximos de casa está associada à busca por conveniência e à possibilidade de compras frequentes com menor volume, mas maior recorrência.


Já em relação aos itens, produtos como leite proteico, iogurtes funcionais, suplementos e alimentos prontos têm ganhado mais espaço nas prateleiras. O consumidor demonstra atenção crescente à composição dos alimentos e ao impacto das escolhas alimentares sobre a saúde. Esse comportamento tem refletido também no portfólio das redes supermercadistas, que ajustam suas estratégias para atender às novas exigências.


Mas essa tendência não está reservada somente ao varejo alimentar, ela é estrutural e pode ser observada nas redes sociais, internet e sociedade em sua totalidade. 


O aumento no poder aquisitivo também apoia as mudanças na escolha dos itens da cesta, com a qualidade sendo valorizada mais do que a quantidade. 



Fonte: Porto Ferreira Hoje


COMPARTILHAR
TAGS:Consumo, Apas, Scanntech
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumidores mantêm hábitos, mas ainda compram por impulsoConsumo

66% dos consumidores estão cadastrados em programas de fidelidade

pães supermercado gôndola adobe stockConsumo

Consumidor mais seletivo provoca retração no volume de vendas de pães e massas

Adobe Stock Gôndola supermercadoConsumo

Sete em cada dez consumidores das classes D e E valorizam produtos zero açúcar

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para petsConsumo

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para pets

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados