ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/07/2025
Saudabilidade, promoções e proximidade moldam as escolhas dos consumidores
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 04/06/2025

Foto: Adobe Stock
As mudanças nos hábitos de consumo têm influenciado diretamente o formato das lojas e a operação dos supermercados. Para se ter uma ideia, 71% dos brasileiros mudaram a forma de comprar alimentos no último ano, impulsionando o crescimento de lojas de bairro e o aumento da procura por produtos com apelo à saúde.
O dado foi extraído de um levantamento da Scanntech.
Segundo o estudo, 57% dos consumidores passaram a fazer compras emergenciais em mercados de vizinhança, enquanto 59% priorizam alimentos considerados saudáveis. Já 35% afirmam optar por itens mais baratos.
A escolha por mercados próximos de casa está associada à busca por conveniência e à possibilidade de compras frequentes com menor volume, mas maior recorrência.
Já em relação aos itens, produtos como leite proteico, iogurtes funcionais, suplementos e alimentos prontos têm ganhado mais espaço nas prateleiras. O consumidor demonstra atenção crescente à composição dos alimentos e ao impacto das escolhas alimentares sobre a saúde. Esse comportamento tem refletido também no portfólio das redes supermercadistas, que ajustam suas estratégias para atender às novas exigências.
Mas essa tendência não está reservada somente ao varejo alimentar, ela é estrutural e pode ser observada nas redes sociais, internet e sociedade em sua totalidade.
O aumento no poder aquisitivo também apoia as mudanças na escolha dos itens da cesta, com a qualidade sendo valorizada mais do que a quantidade.
Fonte: Porto Ferreira Hoje
Notícias relacionadas

Nordeste lidera consumo de biscoitos e setor cresce em valor, aponta levantamento

Quase 95% dos brasileiros sempre realizam compras mensais no mesmo lugar

57% da população usa supermercados de bairro para compras emergenciais
