Consumo de ovos melhora memória, aponta estudo recente
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 22/11/2024
Foto: Divulgação
Um estudo publicado no periódico Nutrients revela que o consumo de ovos pode preservar funções cognitivas, especialmente entre mulheres. A pesquisa avaliou 890 pessoas, sendo 357 homens e 533 mulheres, e foi identificado que o consumo regular do alimento auxilia na fluência verbal e na capacidade de nomeação de categorias, reforçando sua importância para a saúde cerebral.
Com base em resultados como esses, a Mantiqueira Brasil, líder na produção de ovos na América do Sul, celebra a valorização deste superalimento. “Os ovos são tão benéficos que poderiam ser vendidos em farmácias”, afirma Márcio Utsch, presidente da empresa.
O ovo é rico em colina, luteína e zeaxantina, compostos que contribuem para a memória, a saúde dos neurônios e o combate ao estresse oxidativo. Além disso, a clara oferece aminoácidos essenciais para o corpo.
O impacto também é evidente no consumo nacional. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil deve alcançar um recorde histórico em 2024, com mais de 56,9 bilhões de unidades de ovos consumidas.
A Mantiqueira, que produz cerca de 4 bilhões de ovos anualmente, destaca-se pela inovação e compromisso com qualidade, e com os olhos no futuro, a empresa aposta na ciência para fortalecer a posição dos ovos como aliados da saúde física e mental.