88% dos lares no Brasil já frequentam atacarejosSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quase 40% das pessoas afirmam que vão comprar doces no Halloween; entre as classes AB o percentual sobe para 56%

30/09/2025

NEWSLETTER

88% dos lares no Brasil já frequentam atacarejosSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ConsumoWorldpanel by NumeratorMcKinsey & Company Pesquisa

88% dos lares no Brasil já frequentam atacarejos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 30/09/2025

Corredor de supermercado - adobe stock

Foto: Adobe Stock


No Brasil, 88% dos lares frequentam o atacarejo, responsável por 21% do gasto em bens de consumo massivo. O dado foi levantado no estudo da Worldpanel by Numerator em parceria com a McKinsey&Company, e traz também outras mudanças no comportamento do consumidor latino-americano.


Entre 2023 e 2025, a fatia do orçamento destinada a bens de consumo massivo caiu de 55% para 49%. Além disso, o consumidor tem combinado canais e categorias para otimizar gastos. Entre as tendências, destacam-se o uso ampliado da omnicanalidade, a expansão de canais de preço competitivo como os atacarejos, a diversificação entre marcas premium e próprias e a intensificação das compras digitais.


Em 2025 até o momento, 52% dos lares da região utilizaram 7 ou mais canais de compra ao longo do ano. Ao mesmo tempo, as visitas dimiuiram, mas os carrinhos ficaram mais cheios: a média de unidades por visita subiu 5,7% desde 2023. As missões de abastecimento já representam 38% do gasto total.


As escolhas de marcas mostram um equilíbrio entre segmentos. Entre 2024 e 2025, as opções próprias e econômicas cresceram 0,4 p.p. cada, enquanto as premium avançaram 1,4 p.p., alcançando 21% de participação. O número médio de marcas compradas passou de 87 em 2023 para 89 em 2025.


Compras digitais


O comércio eletrônico de bens de consumo massivo cresce em ritmo cinco vezes superior ao do varejo físico. Além disso, as compras digitais aumentaram 60% no período entre 2024 e 2025, contra 13% nas lojas físicas.


COMPARTILHAR
TAGS:Consumo,Worldpanel by Numerator,McKinsey & Company, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock CheckoutsPesquisa

Má gestão do dinheiro em espécie pode representar prejuízo de até 0,7% no faturamento anual

Adobe Stock - Mulher com celularPesquisa

Especialista mostra como lealdade dos clientes começa na escuta

chocolates gôndolaConsumo

8 em cada 10 brasileiros substituíram produtos por opções mais baratas

cestaConsumo

Mesmo com aumento nos preços, itens de até R$ 5 permanecem nas gôndolas com embalagens menores e marcas mais acessíveis

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados