ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26/04/2025
Exclusiva: iFood, SuperKoch e Amigão falam sobre suas estratégias para impulsionar as vendas no e-commerce
POR Natasha Bin
EM 24/02/2025

Foto: AdobeStock
Devido às mudanças nos hábitos de consumo, empresas como iFood, SuperKoch e Grupo Amigão ampliam seus sortimentos e investem em tecnologia para atender à crescente demanda por compras online, consolidando sua presença no e-commerce.
IFOOD - Parcerias ditam o mix
Referência no delivery de comida, o iFood lançou a área de mercados há cinco anos e desde então vem ampliando o negócio. Em 2024, a empresa iniciou a compra de uma participação minoritária do supermercado online Shopper e fechou parceria com a startup Daki, que atua com delivery de supermercados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
“Parcerias e aquisições são fundamentais para impulsionar nosso plano de negócios para o futuro, otimizando nossa cadeia de suprimentos e melhorando a experiência do cliente ao oferecer uma gama mais ampla de produtos com maior eficiência logística”, destaca Murilo Massari, diretor comercial de marketplace do iFood.
Segundo o executivo, o plano segue curva ascendente. “Nossa visão para o crescimento da área de mercados é robusta. Planejamos expandir nossa presença geográfica e aumentar o catálogo disponível aos nossos clientes.”
Para ampliar a área de mercados, a estratégia do sortimento tem sido equilibrar amplitude e relevância. “Priorizamos produtos de alta demanda e diferenciamos com logística eficiente. Ao considerar a geografia e comportamento do consumidor, ajustamos o sortimento para maximizar a satisfação do nosso cliente. Nosso objetivo é oferecer ao consumidor o sortimento que ele encontra na loja física, mesmo os perecíveis, pesáveis e de fabricação própria.”
As principais categorias oferecidas pelo marketplace incluem alimentos básicos, alimentos frescos, bebidas alcoólicas, bebidas não alcoólicas, e produtos de higiene. A plataforma utiliza inteligência artificial para otimizar o mix. “O sortimento é definido pelo varejo. O que fazemos é auxiliá-lo com base na análise de dados de vendas, preferências regionais, tendências de mercado e itens estratégicos. Os desafios incluem previsibilidade de demanda e gerenciamento de inventário.”
Mesmo de olho em uma fatia maior do e-commerce de alimentos e bebidas, o iFood coloca-se como um parceiro das redes de supermercado, e não como concorrente.
“Nos vemos como um canal que agrega valor e potencializa as vendas de nossos parceiros. Nossa plataforma amplia o alcance de pequenos e grandes negócios, permitindo que eles acessem um público muito maior por meio do nosso ecossistema."
O iFood possui 70 mil estabelecimentos na plataforma e está presente em 890 cidades, considerando apenas mercado, farmácia, shopping, pet, atacados, bebidas e conveniências, o que representa 18% do total de estabelecimentos ativos no app.
SUPERKOCH - Perecíveis a um clique
Desde 2018, o grupo catarinense Koch atua no e-commerce a partir da bandeira SuperKoch. A operação é apoiada pelas lojas físicas, por isso a estratégia é manter o mesmo sortimento. “Entendemos que a loja online deve ser uma extensão da loja física, assim o cliente trafega por ambos os canais”, explica Jeferson Oliveira Harter, gerente de e-commerce.
10.000. Esse é o número de pedidos mensais que o e-commerce do SuperKoch atende atualmente.
“Oferecemos o mesmo mix para ambos os canais, possibilitando ao cliente que tenha a mesma experiência de compra independente do formato escolhido.” O destaque da rede é a categoria de perecíveis, que já era bem-sucedida nas lojas físicas e hoje tem o sucesso replicado no digital.
“Para gerar uma boa experiência de compra online nos itens perecíveis, realizamos algumas personalizações na jornada de compra. Implementamos, por exemplo, a opção de inclusão de comentários nos produtos, dessa forma o cliente pode informar sua preferência no corte da carne ou então na escolha das frutas, legumes e verduras.”
De acordo com o executivo, o treinamento do time de separação é crucial para garantir uma boa performance no e-commerce. Como cerca de 60% das entregas online são efetuadas no mesmo dia da compra, a rede realiza a separação diretamente da gôndola para envio ao cliente. “Não descartamos a possibilidade de implantação de mix diferenciado futuramente, mas essa é uma decisão estratégica ainda a ser avaliada.”
Atualmente, o e-commerce do SuperKoch opera em nove lojas da rede, sendo que quatro delas foram implementadas em 2024. Há planos para continuar ampliando a presença digital em 2025, mas a rentabilidade do negócio preocupa. “Esse modelo possui um custo operacional elevado. Estamos muito atentos a isso, e como sabemos da importância desse canal para o cliente, estamos trabalhando a expansão de forma organizada, mantendo o crescimento e a rentabilidade para a companhia.”
AMIGÃO - Embalagens maiores para os itens campeões de venda
Com lojas em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, o Grupo Amigão inicia 2025 com a meta de ampliar em 40% as vendas no e-commerce, além de expandir a operação para mais 10 lojas. Atualmente, 44 das 66 unidades da rede contam com vendas no online e equipes exclusivas para esse canal.
Houve um aumento de 100 mil pedidos no e-commerce do Grupo Amigão em 2024, com um ticket médio de R$ 260
Assim como o SuperKoch, o sortimento espelha-se no das lojas físicas, incluindo FLV, frios e outros perecíveis, mas tem suas particularidades. Um exemplo é a categoria de produtos de higiene e limpeza, que costuma performar bem e, por isso, a rede opta por oferecer embalagens maiores.
“No e-commerce oferecemos produtos com embalagens e packs maiores, como fraldas, refrigerantes, cervejas e outros alimentos não perecíveis, porque detectamos essa necessidade entre os consumidores do nosso canal online”, revela Eduardo Caballero Junior, gerente de e-commerce e vendas online do Grupo. O executivo também destaca a importância de ajustar estoque para evitar rupturas.
“Nosso sortimento é definido pelo consumo médio das lojas na região, inclusive fazemos promoções exclusivas no e-commerce para complementar a venda de determinado item num dia específico”, afirma Eduardo Caballero Junior, gerente de e-commerce e vendas online do Grupo Amigão.
Para alavancar as vendas no digital, a rede busca fazer parcerias com a indústria e criar promoções e cupons exclusivos para compras realizadas no canal.
Notícias relacionadas

Personalização do sortimento: vantagens e complexidades

Grupo Mateus pretende aumentar em 85,7% o número de lojas no Piauí

Grupo Mateus fortalece sua presença no Pará com inauguração simultânea
