“Menos, mas melhor”: entenda o conceito que está revolucionando a dinâmica no sortimento e formatos do varejo alimentarSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Menos, mas melhor”: entenda o conceito que está revolucionando a dinâmica no sortimento e formatos do varejo alimentar

18/10/2025

NEWSLETTER

“Menos, mas melhor”: entenda o conceito que está revolucionando a dinâmica no sortimento e formatos do varejo alimentarSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gestão e negócios Hipermercados Varejo de vizinhança Sortimento

“Menos, mas melhor”: entenda o conceito que está revolucionando a dinâmica no sortimento e formatos do varejo alimentar

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/10/2025

Adobe Stock

Foto: Divulgação


Durante décadas, o hipermercado assegurou seu lugar entre um dos formatos preferidos dos consumidores. O fator mais atraente desses espaços sempre foi a alta variedade de mix e a promessa de reunir tudo em um só lugar. Mas esse estilo de operação vem perdendo força diante de transformações profundas no comportamento do shopper. Hoje, conveniência e proximidade superam a ideia de abundância, e poucos querem gastar tempo e energia percorrendo longas distâncias para abastecer a despensa.


Nesse sentido, ganham relevância os supermercados de bairro devido a agilidade na expansão e capacidade de resposta e adaptação. Porém, além dos formatos, as mudanças nos hábitos tem redefinido o conceito de conveniência e incentivado uma nova tendência, a do sortimento mais enxuto.


Com foco em variedade eficiente, esse conceito se apoia em uma curadoria reduzida de produtos, escolhidos de forma estratégica para atender às principais necessidades dos clientes. Se trata do famoso "menos, mas melhor". Contudo, não se engane, oferecer menos opções aqui não é sinônimo de escassez, e sim seleção inteligente. Exemplos que se destacam internacionalmente como Aldi, Lidl e Mercadona mostram que reduzir o portfólio pode aumentar a eficiência e a rentabilidade.


Com a inflação pressionando margens e consumidores mais atentos ao preço, o sortimento reduzido é também uma resposta econômica e pragmática. Além de reduzir os custos, ele simplifica processos. Para o consumidor, a experiência de compra torna-se mais direta e menos saturada, com a confiança de encontrar o essencial sem esforço.

Ao operar com menos itens, os varejistas negociam melhor com fornecedores, reduzem desperdícios, simplificam a logística e aumentam a produtividade das equipes. Trata-se de um modelo que privilegia o essencial e transforma cada m² de loja em um ativo de alta performance.

Não se trata do fim da abundância, mas de uma reorganização das prioridades. Formatos com sortimento extenso continuarão existindo, especialmente nos segmentos premium e de atacarejos e hipermercados, mas na disputa pelas compras do dia a dia, o sortimento enxuto sai na frente.


E como a indústria de bens e consumo fica com essa tendência? A mudança certamente impõe novos desafios. Em um cenário onde cada espaço de prateleira precisa justificar sua existência, lançar novos produtos se torna mais difícil. Por isso, mais do que nunca as marcas precisam provar, com dados e resultados, que agregam valor real ao consumidor e ao faturamento do varejista. A era das inovações superficiais dá lugar a uma estratégia seletiva, com menos lançamentos e mais relevância.



Fonte: Food Retail & Service

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão e negócios, Hipermercados, Varejo de vizinhança, Sortimento
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Linha Bio CarrefourSortimento

A estratégia do Carrefour para ter suas marcas próprias em 62% das cestas de compras

produtos frios supermercadoConsumo

Vendas de supermercados e hipermercados caem mais que a média geral do varejo no 3º tri

StMarcheCampinasReestruturação

St Marche encerra processo de recuperação extrajudicial

AdobeStock_1537082335_Editorial_Use_OnlyExpansão

Svetofor: grupo russo anuncia chegada ao Brasil com bandeira Vantajoso

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados