ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15/07/2025
Compras mais estratégicas reduzem expansão de marcas nos lares
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/07/2025

Foto: Adobe Stock
A presença de marcas no consumo doméstico cresceu em ritmo mais lento em 2024, com consumidores mais seletivos e atentos ao equilíbrio de gastos. É o que mostra o relatório Brand Footprint Brasil 2025, realizado pela Worldpanel by Numerator.
Segundo o estudo, apenas 167 marcas aumentaram seus Consumer Reach Points (CRP) — métrica que combina penetração e frequência de compra. O número de empresas presentes nos lares brasileiros subiu em média apenas duas marcas em relação ao ano anterior, totalizando 97.
Apesar da leve elevação no volume de compras por ocasião (+1,8%) e no gasto médio por visita (+4,3%), a frequência se manteve praticamente estável (-0,4%), indicando um consumidor mais cauteloso.
O levantamento revela que o consumidor tem priorizado embalagens menores e feito escolhas mais estratégicas.
“A dinâmica atual é marcada por um consumidor ‘Net Zero’, que equilibra os gastos mantendo o nível de consumo estável. Esse cenário traz novos desafios: marcas precisam competir em mais canais e categorias, com diferenciais claros de valor e relevância”, afirma Elen Wedemann, CEO da Worldpanel by Numerator no Brasil.
Expansão com foco em canais e segmentos específicos
As marcas que conseguiram ampliar sua presença adotaram estratégias como diversificação de canais e foco em produtos dos segmentos mainstream e premium.
Entre as 50 mais escolhidas pelos consumidores, 54% apresentaram crescimento, e 93% delas atuam em pelo menos oito canais diferentes.
A Coca-Cola permanece como a marca mais escolhida do país, com 644 milhões de pontos CRP. Na sequência aparecem Ypê (568 milhões), Perdigão (498 milhões), Seara (474 milhões) e Sadia (431 milhões), que retorna ao grupo das cinco primeiras.
Além disso, a gestão de canais e políticas de preço voltam a se destacar como os principais fatores de crescimento. Segundo o estudo, o consumidor está até 4,2 vezes mais propenso a trocar de marca do que de canal, comportamento especialmente observado em categorias como biscoitos, snacks e refrigerantes.
Metodologia
O relatório Brand Footprint Brasil 2025 integra uma pesquisa global sobre decisões de compra dentro do lar. No Brasil, a análise abrange 11.300 domicílios, o que representa cerca de 82 % da população domiciliar nacional, equivalente a 61 milhões de lares. Ao todo, foram avaliadas mais de 350 marcas.
Notícias relacionadas

Alimentos mantêm ritmo de lançamentos e sustentam alta da atividade industrial

Super e hipermercados registram queda de 4,3% nas vendas em junho

CMO do Carrefour e Sam’s é presença confirmada no Trade Connection
