SA+
Transformação digitalE-commerceGPACarrefour Cencosud

Como o e-commerce impactou os resultados dos maiores varejistas do Brasil

POR Barbara Fernandes

EM 09/08/2024

Como o e-commerce impactou os resultados dos maiores varejistas do Brasil

Foto: Adobe Stock

 

Com a crescente digitalização e mudanças no comportamento dos consumidores, as vendas online se tornaram uma extensão natural das operações tradicionais do varejo alimentar e, cada vez mais, vemos sua influência nos resultados trimestrais. 

 

O GPA, por exemplo, registrou um aumento de 15,6% na receita bruta das compras online entre abril e junho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Assim, a receita no canal chegou a R$ 524 milhões – cerca de 10,9% da receita bruta da empresa. Além disso, o GPA também apresentou aumento de 1,5 p.p. na penetração do canal, alcançando 12,6%.

Parte desses resultados se deve à estratégia que prioriza produtos perecíveis e à mudança no modelo de distribuição do e-commerce. Antes, os produtos saíam do Centro de Distribuição, mas agora são despachados diretamente da loja mais próxima do cliente.

Já o Cencosud alcançou receita líquida de R$ 74 milhões no e-commerce, o que representa cerca de 2,8% da receita líquida total da empresa. Esse percentual também marca um crescimento de 39,6% no comparativo ano a ano. Enquanto isso, a taxa de penetração do canal ficou em 2,9%, um aumento de 0.8 p.p. com 2T23.

O programa de assinatura Prezunic Prime também é um dos destaques, representando 20% das vendas no digital.

O Atacadão, bandeira de atacarejo do Carrefour, também apresentou um resultado interessante no segundo trimestre – 7% do total de vendas é do e-commerce. Considerando a receita bruta da marca, isso equivale a aproximadamente R$ 1,5 bilhão. Em relação ao 2T23 essa participação teve um aumento de 2,7 p.p., fortemente impulsionado pelas vendas B2B.

 

De forma semelhante, o Sam’s Club, supermercado de clube de compras também do Carrefour, registrou uma participação de 6,2% do e-commerce em sua receita, o que equivale a cerca de R$ 103,2 milhões.

COMPARTILHAR
TAGS:Transformação digital,E-commerce,GPA,Carrefour, Cencosud
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercado ShekinahExpansão

Setor se movimenta com inaugurações e planejamentos para novas unidades

ColagemVarejo Alimentar em Contexto

Relatório exclusivo da SA+ com desempenho do varejo alimentar no 1º semestre já está disponível

Pão de açúcar freshloja de proximidade

GPA leva Pão de Açúcar Fresh para nova cidade

Mini ExtraMini Extra

GPA investe no formato de proximidade pelo interior paulista

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados