Como o e-commerce impactou os resultados dos maiores varejistas do BrasilSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

21/02/2025

NEWSLETTER

Como o e-commerce impactou os resultados dos maiores varejistas do BrasilSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Transformação digitalE-commerceGPACarrefour Cencosud

Como o e-commerce impactou os resultados dos maiores varejistas do Brasil

POR Barbara Fernandes

EM 09/08/2024

Como o e-commerce impactou os resultados dos maiores varejistas do Brasil

Foto: Adobe Stock

 

Com a crescente digitalização e mudanças no comportamento dos consumidores, as vendas online se tornaram uma extensão natural das operações tradicionais do varejo alimentar e, cada vez mais, vemos sua influência nos resultados trimestrais. 

 

O GPA, por exemplo, registrou um aumento de 15,6% na receita bruta das compras online entre abril e junho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Assim, a receita no canal chegou a R$ 524 milhões – cerca de 10,9% da receita bruta da empresa. Além disso, o GPA também apresentou aumento de 1,5 p.p. na penetração do canal, alcançando 12,6%.

Parte desses resultados se deve à estratégia que prioriza produtos perecíveis e à mudança no modelo de distribuição do e-commerce. Antes, os produtos saíam do Centro de Distribuição, mas agora são despachados diretamente da loja mais próxima do cliente.

Já o Cencosud alcançou receita líquida de R$ 74 milhões no e-commerce, o que representa cerca de 2,8% da receita líquida total da empresa. Esse percentual também marca um crescimento de 39,6% no comparativo ano a ano. Enquanto isso, a taxa de penetração do canal ficou em 2,9%, um aumento de 0.8 p.p. com 2T23.

O programa de assinatura Prezunic Prime também é um dos destaques, representando 20% das vendas no digital.

O Atacadão, bandeira de atacarejo do Carrefour, também apresentou um resultado interessante no segundo trimestre – 7% do total de vendas é do e-commerce. Considerando a receita bruta da marca, isso equivale a aproximadamente R$ 1,5 bilhão. Em relação ao 2T23 essa participação teve um aumento de 2,7 p.p., fortemente impulsionado pelas vendas B2B.

 

De forma semelhante, o Sam’s Club, supermercado de clube de compras também do Carrefour, registrou uma participação de 6,2% do e-commerce em sua receita, o que equivale a cerca de R$ 103,2 milhões.

COMPARTILHAR
TAGS:Transformação digital,E-commerce,GPA,Carrefour, Cencosud
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

SmartStorePesquisa

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaResultados

4T24: Pão de Açúcar e Extra Mercado apresentam o maior avanço nas vendas em mesmas lojas desde 2022

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados