Com faturamento menor, Coop decide não brigar por cliente que só procura oferta e restabelece sobras em 2024SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Black Friday antecipa algumas das vendas do Natal para novembro

17/11/2025

NEWSLETTER

Com faturamento menor, Coop decide não brigar por cliente que só procura oferta e restabelece sobras em 2024SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

EstratégiaCoopGestão e negócios

Com faturamento menor, Coop decide não brigar por cliente que só procura oferta e restabelece sobras em 2024

POR Alessandra Morita

EM 27/03/2025

Coop

Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo


O cenário é o mesmo para todos, mas as decisões são inerentes a cada negócio. Foi isso o que ficou claro nas medidas tomadas pela Coop, com 36 lojas no Grande ABC e Interior de São Paulo. Em 2024, a varejista faturou R$ 2,6 bilhões, valor 3% abaixo do ano anterior.


O recuo pode ser explicado sobretudo pelo momento de rigidez no orçamento das famílias, o que intensifica a competitividade pelo bolso do consumidor. “O período até o 10º dia do mês é uma verdadeira Faixa de Gaza, com todos brigando pelo mesmo dinheiro”, explica Pedro Mattos, diretor-geral da Coop.


Pedro Mattos, diretor-geral da Coop. Foto: Divulgação


Para se ter uma ideia, a varejista mapeou seu ambiente competitivo e identificou na sua área de atuação 109 supermercados concorrentes, 65 atacados e 144 estabelecimentos de proximidade – sem contar 1.443 drogarias, segmento que a cooperativa também atua.


Com base nisso e em seu posicionamento, focado na experiência do consumidor, a Coop decidiu sair da guerra de preços e centrar seus esforços em serviços e atendimento, que são a base da sua expertise.

“Identificamos que, em 2023, tivemos um pico de promoshare de 45%. O que significa que, de tudo que foi vendido, 45% foi promoção. Isso destrói valor, e o negócio não fica de pé. Desistimos de brigar pelo cliente caçador de oferta, pois isso sacrifica atendimento e experiência – e é isso que nosso cooperado procura”, explica o diretor-geral da Coop.

Esse cenário também levou a varejista a desistir do formato de atacarejo, transformando a única loja do modelo em um hipermercado, na cidade de São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo.


O resultado dessas decisões veio já em 2024, quando a varejista conseguiu melhorar os indicadores de rentabilidade e reverter o cenário de 2023, em que não houve sobras para retornar aos cooperados. No ano passado, o resultado foi positivo em R$ 17,3 milhões.


E-Commerce e 2025


Em 2024, um total de 1,3 milhão de clientes realizou compras nas unidades da Coop. Desses, 1,1 milhão são cooperados – pessoas cadastradas que se identificam no caixa. Durante o ano, foram investidos R$ 19,6 milhões em reformas de lojas e R$ 10,5 milhões em um supermercado e um minimercado.


Destacou-se ainda a venda online da cooperativa. Foi lançado o aplicativo, que já conta com 45 mil usuários. Com isso, o e-commerce cresceu 92% no ano passado, alcançando 441 mil pedidos. Em termos de faturamento, entre 2022 e 2024, a alta foi de 250%. “A venda do e-commerce hoje equivale à de uma loja física”, afirma Pedro Mattos.


Para este ano, uma das prioridades da varejista será a reforma de unidades. Estão programadas a reformulação de 25 unidades.

 

COMPARTILHAR
TAGS:Estratégia,Coop,Gestão e negócios
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockAcordo

Supermercados do ES deixarão de abrir aos domingos em 2026

Mix Mateus de Pará Do Grupo MateusResultados 3T25

3T25: Grupo Mateus apresenta queda de quase 5 p.p. nas vendas em mesmas lojas

Sam's Club - Fachada - JabaquaraEstratégia

Sam’s Club se reinventa no Brasil com conceito de atacarejo dentro da sua própria proposta de valor

Adobe StockGestão

Tá na hora de repensar seu Calendário Promocional

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados