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01/04/2025
Com faturamento menor, Coop decide não brigar por cliente que só procura oferta e restabelece sobras em 2024
POR Alessandra Morita
EM 27/03/2025

Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo
O cenário é o mesmo para todos, mas as decisões são inerentes a cada negócio. Foi isso o que ficou claro nas medidas tomadas pela Coop, com 36 lojas no Grande ABC e Interior de São Paulo. Em 2024, a varejista faturou R$ 2,6 bilhões, valor 3% abaixo do ano anterior.
O recuo pode ser explicado sobretudo pelo momento de rigidez no orçamento das famílias, o que intensifica a competitividade pelo bolso do consumidor. “O período até o 10º dia do mês é uma verdadeira Faixa de Gaza, com todos brigando pelo mesmo dinheiro”, explica Pedro Mattos, diretor-geral da Coop.
Pedro Mattos, diretor-geral da Coop. Foto: Divulgação
Para se ter uma ideia, a varejista mapeou seu ambiente competitivo e identificou na sua área de atuação 109 supermercados concorrentes, 65 atacados e 144 estabelecimentos de proximidade – sem contar 1.443 drogarias, segmento que a cooperativa também atua.
Com base nisso e em seu posicionamento, focado na experiência do consumidor, a Coop decidiu sair da guerra de preços e centrar seus esforços em serviços e atendimento, que são a base da sua expertise.
“Identificamos que, em 2023, tivemos um pico de promoshare de 45%. O que significa que, de tudo que foi vendido, 45% foi promoção. Isso destrói valor, e o negócio não fica de pé. Desistimos de brigar pelo cliente caçador de oferta, pois isso sacrifica atendimento e experiência – e é isso que nosso cooperado procura”, explica o diretor-geral da Coop.
Esse cenário também levou a varejista a desistir do formato de atacarejo, transformando a única loja do modelo em um hipermercado, na cidade de São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo.
O resultado dessas decisões veio já em 2024, quando a varejista conseguiu melhorar os indicadores de rentabilidade e reverter o cenário de 2023, em que não houve sobras para retornar aos cooperados. No ano passado, o resultado foi positivo em R$ 17,3 milhões.
E-Commerce e 2025
Em 2024, um total de 1,3 milhão de clientes realizou compras nas unidades da Coop. Desses, 1,1 milhão são cooperados – pessoas cadastradas que se identificam no caixa. Durante o ano, foram investidos R$ 19,6 milhões em reformas de lojas e R$ 10,5 milhões em um supermercado e um minimercado.
Destacou-se ainda a venda online da cooperativa. Foi lançado o aplicativo, que já conta com 45 mil usuários. Com isso, o e-commerce cresceu 92% no ano passado, alcançando 441 mil pedidos. Em termos de faturamento, entre 2022 e 2024, a alta foi de 250%. “A venda do e-commerce hoje equivale à de uma loja física”, afirma Pedro Mattos.
Para este ano, uma das prioridades da varejista será a reforma de unidades. Estão programadas a reformulação de 25 unidades.
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