Com faturamento menor, Coop decide não brigar por cliente que só procura oferta e restabelece sobras em 2024SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assaí e GPA promovem mudanças nos conselhos de administração

01/04/2025

NEWSLETTER

Com faturamento menor, Coop decide não brigar por cliente que só procura oferta e restabelece sobras em 2024SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

EstratégiaCoopGestão e negócios

Com faturamento menor, Coop decide não brigar por cliente que só procura oferta e restabelece sobras em 2024

POR Alessandra Morita

EM 27/03/2025

Coop

Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo


O cenário é o mesmo para todos, mas as decisões são inerentes a cada negócio. Foi isso o que ficou claro nas medidas tomadas pela Coop, com 36 lojas no Grande ABC e Interior de São Paulo. Em 2024, a varejista faturou R$ 2,6 bilhões, valor 3% abaixo do ano anterior.


O recuo pode ser explicado sobretudo pelo momento de rigidez no orçamento das famílias, o que intensifica a competitividade pelo bolso do consumidor. “O período até o 10º dia do mês é uma verdadeira Faixa de Gaza, com todos brigando pelo mesmo dinheiro”, explica Pedro Mattos, diretor-geral da Coop.


Pedro Mattos, diretor-geral da Coop. Foto: Divulgação


Para se ter uma ideia, a varejista mapeou seu ambiente competitivo e identificou na sua área de atuação 109 supermercados concorrentes, 65 atacados e 144 estabelecimentos de proximidade – sem contar 1.443 drogarias, segmento que a cooperativa também atua.


Com base nisso e em seu posicionamento, focado na experiência do consumidor, a Coop decidiu sair da guerra de preços e centrar seus esforços em serviços e atendimento, que são a base da sua expertise.

“Identificamos que, em 2023, tivemos um pico de promoshare de 45%. O que significa que, de tudo que foi vendido, 45% foi promoção. Isso destrói valor, e o negócio não fica de pé. Desistimos de brigar pelo cliente caçador de oferta, pois isso sacrifica atendimento e experiência – e é isso que nosso cooperado procura”, explica o diretor-geral da Coop.

Esse cenário também levou a varejista a desistir do formato de atacarejo, transformando a única loja do modelo em um hipermercado, na cidade de São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo.


O resultado dessas decisões veio já em 2024, quando a varejista conseguiu melhorar os indicadores de rentabilidade e reverter o cenário de 2023, em que não houve sobras para retornar aos cooperados. No ano passado, o resultado foi positivo em R$ 17,3 milhões.


E-Commerce e 2025


Em 2024, um total de 1,3 milhão de clientes realizou compras nas unidades da Coop. Desses, 1,1 milhão são cooperados – pessoas cadastradas que se identificam no caixa. Durante o ano, foram investidos R$ 19,6 milhões em reformas de lojas e R$ 10,5 milhões em um supermercado e um minimercado.


Destacou-se ainda a venda online da cooperativa. Foi lançado o aplicativo, que já conta com 45 mil usuários. Com isso, o e-commerce cresceu 92% no ano passado, alcançando 441 mil pedidos. Em termos de faturamento, entre 2022 e 2024, a alta foi de 250%. “A venda do e-commerce hoje equivale à de uma loja física”, afirma Pedro Mattos.


Para este ano, uma das prioridades da varejista será a reforma de unidades. Estão programadas a reformulação de 25 unidades.

 

COMPARTILHAR
TAGS:Estratégia,Coop,Gestão e negócios
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

GPA e AssaíGestão e negócios

Assaí e GPA promovem mudanças nos conselhos de administração

Coop RotisseriaModernização

Coop reinaugura três lojas em São Paulo no mesmo dia

StMarcheCampinasGestão e negócios

St Marche pode protocolar plano de recuperação extrajudicial no próximo mês

Confira o ranking dos maiores atacarejos do BrasilGestão e negócios

Confira o ranking dos maiores atacarejos do Brasil

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados