Com 89%, atacarejos têm o maior índice de satisfação entre os consumidoresSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

31/05/2025

NEWSLETTER

Com 89%, atacarejos têm o maior índice de satisfação entre os consumidoresSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pesquisa SBVC Índice de Satisfação

Com 89%, atacarejos têm o maior índice de satisfação entre os consumidores

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 19/11/2024

Adobe Stock Atacarejo

Foto: Adobe Stock

 

A satisfação dos clientes é um dos fatores mais importantes para a longevidade de um varejo. E atualmente, quando o assunto é loja física, os atacarejos são o segmento com o maior índice de satisfação entre os consumidores (89%). Um dos maiores atrativos desse estilo de negócio é o preço/promoção (56%), porém o principal fator de insatisfação é o vendedor/atendente (21%) – algo que demonstra a necessidade de se atentar ainda mais à gestão de pessoas.

 

Os dados são do estudo “Satisfação do consumidor no varejo – Jornada e indicadores”, produzido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), e também demonstram que a satisfação nos supermercados não fica tão para trás, com 83%. Nesse estilo de negócio outro fator se destaca – o preço e a promoção aparecem juntos tanto como um fator positivo quanto negativo. Contudo, é importante também compreender que os locais onde os consumidores mais fazem compras ainda são os supermercados (87%), enquanto os atacarejos aparecem depois, com 48%.

 

Dentre os motivos pela escolha de realizar suas compras nas lojas físicas, fatores como poder ver e tocar o item, não ter frete, evitar surpresas no pós-compra e possibilidade de testar e experimentar o produto se destacam.

 

Canais digitais

 

A pesquisa ainda avalia a experiência nas compras online e verificou que os sites e aplicativos das lojas são as plataformas mais utilizadas, ambas com 53%. Logo em seguida estão os aplicativos de entrega de comida com 51%, e-commerce de loja ou marca específica (49%), aplicativos de loja ou marca específica (48%), redes sociais (28%) e WhatsApp (25%).

 

Os maiores índices de satisfação são (estão) nos aplicativos de lojas e marketplaces, ambos com 91%. Em segundo aparecem empatados com 90% o e-commerce das lojas e os aplicativos de marketplace. Os demais são os aplicativos de entrega de comida (88%), WhatsApp (87%) e redes sociais (84%). 

 

A entrega e frete aparecem como o maior fator de insatisfação na maioria desses canais, junto a segurança do site / app. Por outro lado, o preço e promoção parecem ser os maiores atrativos do formato. Tanto é que dentre os motivos de compra em lojas online os preços mais baixos são citados por quase metade dos consumidores (49%). 

 

A praticidade também é algo fortemente considerado, com 46%. Outros fatores que levam o consumidor a compra nas lojas online são a rapidez (33%), não precisar ir à loja (31%), ter uma escolha mais ampla e o hábito de comprar por meio de canais digitais também se destacam com 30% cada.

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa, SBVC, Índice de Satisfação
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockPesquisa

Nordeste lidera o aumento de preço da cesta básica em abril

Cesta FLVO frutas gôndolas supermercado adobe stockPesquisa

Cesta de hortifrutigranjeiros cresce 6,4% em volume

Placa de preços supermercadosDados

Entenda como dados podem gerar maior competitividade para sua empresa

Adobe StockESG

Preço continua sendo um dos maiores empecilhos na escolha por marcas sustentáveis

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados