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02/06/2025
Chocolate já gera o 3ª maior faturamento no varejo alimentar, mas está subdimensionado nas lojas
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Mondelēz International
EM 11/04/2025

Divulgação
A proximidade da Páscoa – principal momento do ano para os chocolates – pode ser uma excelente oportunidade para o varejista desenvolver a categoria como um todo. Motivos não faltam, segundo a Mondelēz International.
A dona da marca Lacta reuniu estudos de mercado sobre esses produtos, com o objetivo de desenvolver estratégias para impulsionar o sell out no varejo. Entre as principais descobertas está o tamanho desse mercado no setor.
Os chocolates movimentam R$ 21 bilhões ao ano em faturamento, de acordo com a Nielsen. “Dentro do segmento de snacks, eles são os preferidos dos consumidores e representam quase 1/3 do mercado total. A razão é que é porque a categoria endereça necessidades muito importante dos consumidores, como prazeres cotidianos, dar um 'up' no dia a dia, conexão e diversão e momentos de mimo", explica Juliana Bonamin, Vice-Presidente de Vendas da Mondelēz Brasil.
Potencial para avançar mais
O estudo da Nielsen identificou ainda que a categoria é a 5ª maior em faturamento no total geral. Considerando apenas o canal moderno, que inclui supermercados e hipermercados, ocupa a 3ª colocação.
Outro aspecto importante é a presença nos lares, que atingiu 93% no ano passado – uma alta de 8 pontos percentuais sobre 2022. Ainda assim, há um enorme potencial para continuar avançando: embora seja o 7º maior mercado global de chocolates, o Brasil é o 46º do mundo em consumo per capita.
A curva de crescimento deve continuar a ser reforçada pelo relacionamento que o consumidor desenvolve com a categoria: 70% afirmam que chocolate é único e essencial em função do sabor e da indulgência. Frequência de consumo também é um ponto forte, uma vez que 67% das pessoas consomem o produto, ao menos, uma vez por semana (em 2020, esse percentual era de 56%).
Além disso, a categoria vem se tornando cada vez mais estratégica para o varejista, por ser capaz de gerar mais gastos na cesta do shopper.
Segundo dados da Kantar, cestas de compras que incluem chocolates crescem 50% mais do que aquelas sem o produto. Soma-se a isso outro benefício: o de não gerar canibalização de vendas com outras categorias.
Como usufruir desse crescimento
De que maneira o varejo pode ampliar as vendas nessa categoria, que, além de ser gigantesca, tem alto potencial de crescimento e está presente no dia a dia do consumidor?
A resposta a essa pergunta tem sido apresentada pela Mondelēz International aos seus clientes do varejo – processo que se iniciou nos encontros de JVC (Joint Value Creation) do último ano.
“Estamos focados no desenvolvimento dessa categoria, que tem condições para alcançar patamares mais elevados de vendas o ano todo, e em ajudar nossos clientes a partir da nossa expertise”, enfatiza Juliana.
De acordo com a empresa, há três pilares para elevar o sell out em chocolates, já testados e com resultados alcançados no varejo:
Ø Garantir um sortimento que atenda as necessidades do consumidor
Ø Adequar o espaço da categoria nas gôndolas ao seu share
Ø Ajustar a exposição à forma de compra do shopper, obedecendo a árvore de decisão
Páscoa estratégica
A categoria tem ainda um papel fundamental nas datas sazonais pela conexão emocional que pode ser estabelecida com os consumidores. Entre elas, estão Natal, Dia das Mães e, claro, a Páscoa, que é sinônimo de chocolate e ovos.
Por essa razão, a Mondelēz International tem estratégias específicas para esses períodos, que passam por inovações – caso da linha de recheados –, ativações, comunicação nas lojas e mídia para atrair o consumidor com foco em suas marcas. O objetivo final é encantar o shopper e gerar valor à experiência de compras
Para esta Páscoa, a Lacta segue somando a tradição e a conexão emocional que a marca mantém com os consumidores para impulsionar as vendas de ovos, bem como do seu portfólio completo de chocolates, o que deve resultar em um desempenho positivo em comparação ao ano anterior. Para 2025, marca trará um portfólio diversificado, com opções para todos os perfis de consumidores e ocasiões de consumo, refletindo seu compromisso em oferecer acessibilidade e manter a competitividade dos produtos.
Tudo isso focando os produtos que apenas a empresa comercializa. Daí a mensagem principal do período ser: “Só a Lacta tem”.
A ideia é destacar as exclusividades da marca, como, por exemplo, a linha de tabletes recheados, que terá displays posicionados abaixo da parreira e a de presenteáveis. Já os ovos, que são o chamariz da data, serão destinados aos diversos bolsos e perfis de consumidores. Uma versão que merece atenção do varejo é a de tripla camada.
Entre em contato com seu gerente regional para saber como trabalhar esse conceito em suas lojas.
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