Ao transferir conhecimento a fornecedores, varejista impulsiona colaboração na práticaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tecnologia, insights e colaboração para não deixar faltar e nem sobrar: a nova base da competitividade na cadeia de consumo

14/10/2025

NEWSLETTER

Ao transferir conhecimento a fornecedores, varejista impulsiona colaboração na práticaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ImersãoMissão Lisboa 2025MercadonaEl Corte Inglês Varejo Internacional

Ao transferir conhecimento a fornecedores, varejista impulsiona colaboração na prática

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 30/05/2025

Mercadona

Foto: Divulgação 

 

O cliente é o chefe” – esse é o lema do Mercadona, supermercado de origem espanhola que tem como missão não apenas vender, mas “prescrever” para o cliente. A proposta de valor da empresa segue a linha SPB (Sempre Preços Baixos), sem promoções, e o relacionamento com os fornecedores é de longo prazo, baseado na confiança mútua.

 

Esses fatores fazem com que o Mercadona seja um dos maiores varejistas do segmento alimentar de Portugal. Suas estratégias foram discutidas durante visita à companha pelos participantes da Missão Lisboa 2025 — uma imersão no varejo europeu totalmente personalizada, desenvolvida especialmente para a Rede Brasil pela SA+ Internacional, braço da SA+ Ecossistema de Varejo. O programa conta com conteúdo estratégico 100% voltado ao varejo alimentar, apresentado na Nova SBE (School of Business and Economics), além de visitas técnicas a operações locais de destaque.

 

Em seu último dia, a Missão levou os executivos para uma visita técnica ao Centro de Coinovação do Mercadona, composto por laboratórios. Lá especialistas desenvolvem e testam ao lado dos chefes (os clientes) comidas, bebidas, itens de higiene pessoal e de limpeza, além de produtos para pets.

 

Isso porque a empresa adota a “Estratégia Avental”, que envolve fornecer experiências para os clientes e depois transmitir o aprendizado aos fornecedores, impulsionando uma colaboração direta na elaboração dos produtos. Assim, o Modelo de Coinovação é um dos principais diferenciais da empresa ao por em prática a escuta do consumidor e aplicação de inovações.

 

Para finalizar a imersão na companhia, os executivos visitaram uma de suas 62 lojas em Portugal, onde observaram como essa estratégia e planejamento são colocados em prática.


 

O consultor Wilhelm Kauth destacou a seção de higiene pessoal da loja. “O marketshare do Mercadona é de 27%, porém nessa seção é de 40%. Como eles conseguiram fazer isso? Marca própria. Esse é um resultado consistente que levou tempo e precisou de uma boa parceria com os fornecedores”, explica o especialista.


Kauth ainda conta que 4 em cada 10 perfumes comprados na Espanha são da marca própria do Mercadona, demosntrando como uma empresa de varejo alimentar pode se destacar em uma categoria pouco explorada pelo setor.

 

No período da tarde, Kauth também realizou um workshop sobre todo o aprendizado da semana. O especialista retomou os pontos estratégicos principais dos locais visitados na imersão e como aplicá-los no varejo brasileiro, além de destacar a importância da marca própria.

 

A última parada técnica da Missão foi no El Corte Inglês, que opera como uma loja de departamentos e supermercado premium. Com uma seleção rigorosa de itens, a empresa oferece serviços exclusivos para seus clientes como catering, sommelier e aulas de culinária. Outro destaque é o foco no público A e B e a valorização da qualidade.

 

Após muito aprendizado, a Missão finalizou com um jantar no restaurante do El Corte, onde os executivos puderam discutir sobre a semana e fortalecer o networking.

“Estamos muito satisfeitos com o aprendizado, conteúdo e aquilo que pudemos proporcionar para os nossos sócios, que é a troca. Vamos promover para que as ideias captadas sejam levadas para as empresas no Brasil, para continuarem crescendo e inovando.”, afirmou Murilo Couto, CEO da Rede Brasil.
“No fim, fica claro: quando a gente mergulha na operação, escuta quem faz, vê o que funciona e o que não funciona, o aprendizado é outro. É isso que faz as Missões SA+ Internacional serem diferentes. A gente volta com ideias reais, que podem virar ação”, destacou Sergio Alvim, CEO da SA+ Ecossistema de Varejo.
COMPARTILHAR
TAGS:Imersão,Missão Lisboa 2025,Mercadona,El Corte Inglês, Varejo Internacional
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

produtos frios supermercadoConsumo

Vendas de supermercados e hipermercados caem mais que a média geral do varejo no 3º tri

AdobeStock_1537082335_Editorial_Use_OnlyExpansão

Svetofor: grupo russo anuncia chegada ao Brasil com bandeira Vantajoso

Coop reabre três lojas reformadas com foco em ambientação e reorganização de layoutAção Promocional

Coop celebra 71 anos e projeta aumento de 8% nas vendas com campanha de aniversário

NRF Paris 2025SA+ Internacional

SA+ e Varejo180 levam profissionais do varejo para a NRF 2026. Saiba como você pode participar!

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados