Carrefour quer recuperar crescimento dos hipermercados. Entenda a estratégiaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

01/06/2025

NEWSLETTER

Carrefour quer recuperar crescimento dos hipermercados. Entenda a estratégiaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Carrefour Hipermercadosatacarejos hipermercado carrefour

Carrefour quer recuperar crescimento dos hipermercados. Entenda a estratégia

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/06/2024

Carrefour quer recuperar crescimento dos hipermercados. Entenda a estratégia

Foto: Divulgação


No primeiro trimestre do ano, o Carrefour registrou queda de 10.7% nas vendasbrutas de sua bandeira de hipermercado. Por outro lado, o atacarejo cresceu 6,6%. Esses resultados se deram pelo fechamento de mais de 100 unidades do hiper e conversão de 25 de lojas para o Atacadão.

 

Contudo, a gestão atual da empresa quer fazer o formato voltar a crescer com uma estratégia de aproximação dos preços do hipermercado com o atacarejo. O principal desafio será a diminuição da rentabilidade, porém a manutenção dos hiper pode se justificar pela relevância dos serviços financeiros oferecidos.

Stéphane Maquaire, CEO do Grupo no Brasil, conta que a estratégia segue a tendência de um consumidor mais endividado.

Em sua essência, o formato de atacarejo possui menos itens disponíveis, prateleiras maiores (o que diminui a reposição) e menos serviços nas lojas — isso barateia os custos fixos, algo que se reflete nos preços dos itens. 

 

Sendo assim, reduzir os preços dos hipermercados, mas manter os custos, pode causar um impacto nas margens do negócio.


Contudo, observamos também uma tendência de adicionar serviços, como padaria e açougue, e itens de maior valor agregado entre as bandeiras de atacarejo.

 

Segundo especialistas, ainda é incerto o limite dessa aproximação entre os formatos mantendo uma margem saudável. Porém, para Eduardo Yamashita, diretor de operações da Gouvêa Ecosystem, é fato que os hipermercados estão passando por um momento desafiador em boa parte do mundo, perdendo os consumidores tanto para os atacarejos quanto para as lojas de conveniência e proximidade.


Fonte: Estadão

COMPARTILHAR
TAGS:Carrefour, Hipermercados,atacarejos, hipermercado carrefour
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Personalização do sortimento: vantagens e complexidadesResultados 1T25

Pressionadas por juros altos, Assaí, GPA, Carrefour e Grupo Mateus priorizam eficiência para manter margens

Carrefour_fachadaGestão e negócios

Fechamento de capital do Carrefour Brasil será concluído nesta sexta-feira

Varejistas mostram resiliência e focam eficiência no 1T25: veja os destaques dos maiores do setorResultados 1T25

Varejistas mostram resiliência e focam eficiência no 1T25: veja os destaques dos maiores do setor

Carrefour-PampulhaInauguração

Unidade do Carrefour em Belo Horizonte reabre com funcionamento 24 horas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados