Carrefour quer recuperar crescimento dos hipermercados. Entenda a estratégia
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/06/2024
Foto: Divulgação
No primeiro trimestre do ano, o Carrefour registrou queda de 10.7% nas vendasbrutas de sua bandeira de hipermercado. Por outro lado, o atacarejo cresceu 6,6%. Esses resultados se deram pelo fechamento de mais de 100 unidades do hiper e conversão de 25 de lojas para o Atacadão.
Contudo, a gestão atual da empresa quer fazer o formato voltar a crescer com uma estratégia de aproximação dos preços do hipermercado com o atacarejo. O principal desafio será a diminuição da rentabilidade, porém a manutenção dos hiper pode se justificar pela relevância dos serviços financeiros oferecidos.
Stéphane Maquaire, CEO do Grupo no Brasil, conta que a estratégia segue a tendência de um consumidor mais endividado.
Em sua essência, o formato de atacarejo possui menos itens disponíveis, prateleiras maiores (o que diminui a reposição) e menos serviços nas lojas — isso barateia os custos fixos, algo que se reflete nos preços dos itens.
Sendo assim, reduzir os preços dos hipermercados, mas manter os custos, pode causar um impacto nas margens do negócio.
Contudo, observamos também uma tendência de adicionar serviços, como padaria e açougue, e itens de maior valor agregado entre as bandeiras de atacarejo.
Segundo especialistas, ainda é incerto o limite dessa aproximação entre os formatos mantendo uma margem saudável. Porém, para Eduardo Yamashita, diretor de operações da Gouvêa Ecosystem, é fato que os hipermercados estão passando por um momento desafiador em boa parte do mundo, perdendo os consumidores tanto para os atacarejos quanto para as lojas de conveniência e proximidade.
Fonte: Estadão
Notícias relacionadas
Setor se movimenta com inaugurações e planejamentos para novas unidades
Relatório exclusivo da SA+ com desempenho do varejo alimentar no 1º semestre já está disponível
Sam’s Club abre terceira loja em menos de 15 dias no Nordeste
Sam’s Club expande em Maceió e conquista 100 mil sócios em Alagoas
Comentários
Envie seu comentário
© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados