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21/02/2025
Caldos e Temperos: Conheça o perfil de consumo e saiba como melhorar a exposição para vender mais
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Unilever
EM 25/10/2024
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Os temperos estão presentes em 82% dos lares brasileiros, enquanto os caldos culinários aparecem em 75% das casas¹. São produtos que, todos os dias, ajudam os brasileiros a dar aquele toque especial às receitas.
Tamanho consumo gera receita anual da ordem de R$ 3 bilhões, de acordo com dados Nielsen, com crescimento de 6,4% em comparação ao mesmo período do ano passado².
Em 90% dos casos, o shopper da categoria compra na mesma loja, o que mostra a importância de trabalhar com sortimento completo e com destaque para a marca Knorr, da Unilever, que carrega tradição sendo referência no segmento de Caldos, além de investir para desenvolver cada vez mais esse mercado.
Oportunidade de elevar a frequência de compra
Mesmo amplamente presente no dia a dia dos brasileiros, a categoria de caldos e temperos ainda apresenta grandes oportunidades de aumento na frequência de compra. Enquanto por aqui ocorrem, em média, 4,7 ocasiões de compra/ano, em países como o México o shopper adquire produtos da categoria mais de 10 vezes ao ano.
Um passo importante para trabalhar melhor a categoria nos PDVs é entender sua segmentação. São três tipos de produto, saiba quais:
ELABORADOS
Caldos e temperos de diferentes formatos para diferentes preparos. Com sabor único e irreprodutível, trazem agilidade, sabor especial e cor aos pratos, tornando-se essenciais à vida cotidiana.
BÁSICOS
Apresentados em pastas (secas ou úmidas) são indicados como base de qualquer preparo, sendo mais utilizados em refogados e pré-cozidos.
NATURAIS
Podem ser frescos ou desidratados. Cabem em qualquer receita, sendo mais comuns nos pratos com maior tempo de elaboração.
O que o shopper procura em cada canal
Super e hipermercados são os canais preferidos para compra de caldos e temperos por 79% dos shopper’s³, que valorizam fatores como preço e praticidade.
Os atacarejos (c&c) representam o segundo formato mais procurado (49%)³. Por lá preço é o principal atrativo – embalagens econômicas são bem importantes –, mas a praticidade da compra também é valorizada.
A expectativa do shopper de caldos e temperos em todos os formatos de loja do varejo alimentar é encontrar: sortimento completo, promoções e ofertas, execução da categoria ao longo da jornada de compras (e não só no ponto natural), ampla visibilidade – incluindo materiais de PDV.
Dicas para aprimorar a exposição
Ao definir a exposição no ponto natural, deve ser observada a árvore de decisão de caldos e temperos.
Uma recomendação básica é iniciar o fluxo com os caldos, seguidos dos temperos em pó e depois em pasta, finalizando com os temperos desidratados.
A gôndola da categoria deve contemplar um sortimento amplo para maximizar a experiência de compra, trazendo amplitude de sabores já que este quesito é definido previamente, com base no alimento a ser elaborado.
No segmento de caldos, os principais itens são as versões galinha, carne e bacon, que devem vir antes das demais, seguindo o fluxo do corredor.
Investir no aumento da visibilidade por meio de pontos extras pela loja atrai a atenção do shopper e reduz o tempo que ele precisa para tomar a decisão de compra, facilitando a conversão.
Nas lojas com execução perfeita na categoria, uma característica é a presença de pontos de cross merchandising em displays perto das cestas básicas, na área de produtos para churrasco e feijoada e junto às seções de peixaria, congelados e açougue.
¹ Painel de uso | Consumer book 2024
² Nielsen - Região: T.T. Brasil | Canais: T.T. Canais | Período: YTD'2024 x 2023
³ MC 15 – Projeto Caldos, Temperos e Especiarias – DEZ/22
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