Caldos e Temperos: Conheça o perfil de consumo e saiba como melhorar a exposição para vender maisSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

Caldos e Temperos: Conheça o perfil de consumo e saiba como melhorar a exposição para vender maisSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Unilever Caldos Temperos Knorr

Caldos e Temperos: Conheça o perfil de consumo e saiba como melhorar a exposição para vender mais

POR SA+ Branded Content

PATROCINADO POR Unilever

EM 25/10/2024

Portfólio Knorr

Os temperos estão presentes em 82% dos lares brasileiros, enquanto os caldos culinários aparecem em 75% das casas¹. São produtos que, todos os dias, ajudam os brasileiros a dar aquele toque especial às receitas.


Tamanho consumo gera receita anual da ordem de R$ 3 bilhões, de acordo com dados Nielsen, com crescimento de 6,4% em comparação ao mesmo período do ano passado².


Em 90% dos casos, o shopper da categoria compra na mesma loja, o que mostra a importância de trabalhar com sortimento completo e com destaque para a marca Knorr, da Unilever, que carrega tradição sendo referência no segmento de Caldos, além de investir para desenvolver cada vez mais esse mercado.


Oportunidade de elevar a frequência de compra


Mesmo amplamente presente no dia a dia dos brasileiros, a categoria de caldos e temperos ainda apresenta grandes oportunidades de aumento na frequência de compra. Enquanto por aqui ocorrem, em média, 4,7 ocasiões de compra/ano, em países como o México o shopper adquire produtos da categoria mais de 10 vezes ao ano.


Um passo importante para trabalhar melhor a categoria nos PDVs é entender sua segmentação. São três tipos de produto, saiba quais:


ELABORADOS


Caldos e temperos de diferentes formatos para diferentes preparos. Com sabor único e irreprodutível, trazem agilidade, sabor especial e cor aos pratos, tornando-se essenciais à vida cotidiana.


BÁSICOS


Apresentados em pastas (secas ou úmidas) são indicados como base de qualquer preparo, sendo mais utilizados em refogados e pré-cozidos.


NATURAIS


Podem ser frescos ou desidratados. Cabem em qualquer receita, sendo mais comuns nos pratos com maior tempo de elaboração.


O que o shopper procura em cada canal


Super e hipermercados são os canais preferidos para compra de caldos e temperos por 79% dos shopper’s³, que valorizam fatores como preço e praticidade.


Os atacarejos (c&c) representam o segundo formato mais procurado (49%)³. Por lá preço é o principal atrativo – embalagens econômicas são bem importantes –, mas a praticidade da compra também é valorizada.


A expectativa do shopper de caldos e temperos em todos os formatos de loja do varejo alimentar é encontrar: sortimento completo, promoções e ofertas, execução da categoria ao longo da jornada de compras (e não só no ponto natural), ampla visibilidade – incluindo materiais de PDV.


Dicas para aprimorar a exposição


Ao definir a exposição no ponto natural, deve ser observada a árvore de decisão de caldos e temperos.


Uma recomendação básica é iniciar o fluxo com os caldos, seguidos dos temperos em pó e depois em pasta, finalizando com os temperos desidratados.


A gôndola da categoria deve contemplar um sortimento amplo para maximizar a experiência de compra, trazendo amplitude de sabores já que este quesito é definido previamente, com base no alimento a ser elaborado.


No segmento de caldos, os principais itens são as versões galinha, carne e bacon, que devem vir antes das demais, seguindo o fluxo do corredor.


Investir no aumento da visibilidade por meio de pontos extras pela loja atrai a atenção do shopper e reduz o tempo que ele precisa para tomar a decisão de compra, facilitando a conversão.


Nas lojas com execução perfeita na categoria, uma característica é a presença de pontos de cross merchandising em displays perto das cestas básicas, na área de produtos para churrasco e feijoada e junto às seções de peixaria, congelados e açougue.


¹ Painel de uso | Consumer book 2024
² Nielsen - Região: T.T. Brasil | Canais: T.T. Canais | Período: YTD'2024 x 2023
³ MC 15 – Projeto Caldos, Temperos e Especiarias – DEZ/22

COMPARTILHAR
TAGS:Unilever, Caldos, Temperos, Knorr
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - UnileverIndústria

Unilever abandona planos de venda da divisão de sorvetes

Unilever e Bonduelle impulsionam mercado de enlatados saudáveisAlimentos Enlatados

Unilever e Bonduelle impulsionam mercado de enlatados saudáveis

Adobe Stock - UnileverIndústria

Estratégias da Unilever priorizam alta performance e portfólio amplo para fazer categorias de limpeza crescerem

Adobe Stock - UnileverUnilever

Unilever separa unidade de sorvetes e espera economizar US$ 868,3 milhões

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados