SA+
Marcas PremiumJULHO-2024: SA+ | Famílias Empresárias Fort AtacadistaMordor IntelligenceDisco Fresh Market

Bebidas premium devem crescer 8,43% ao ano

POR Fernanda Vasconcelos

EM 25/07/2024

AdobeStock

Foto: Adobe Stock


Uma geração de consumidores em busca de novos atributos está impulsionando as vendas de produtos mais premium. Saiba como explorar melhor as categorias das bebidas desse escopo em matéria exclusiva da SA+ Ecossistema de Varejo.


Uma pesquisa da Mordor Intelligence indica que os millennials (nascidos entre 1982 e 1995) devem ser responsáveis pelo crescimento das bebidas premium em todo o mundo nos próximos cinco anos. Com acesso à informação, eles querem explorar novas bebidas, ao mesmo tempo que estão preocupados com a ingestão de álcool. Isso, conforme o levantamento, faz com que explorem destilados diferentes, cervejas com baixo teor alcoólico e, sobretudo, vinhos.


Além disso, a taxa de crescimento do mercado de bebidas alcoólicas premium é impactada positivamente pelo avanço da população adulta jovem com maior renda. No caso da cerveja, a pesquisa aponta que elevados teores de cevada e malte têm se destacado. Por isso as artesanais fazem sucesso; entre os uísques, ofertas com mais centeio e menos milho; nos vinhos, os espumantes e os rótulos de alto valor, com denominação de origem, são o destaque. Já nas bebidas não alcoólicas, há avanço nos energéticos e sucos 100%.


8,43% crescimento ao ano -  essa é a previsão até 2029 para o segmento de bebidas premium no mundo, puxado pelos millennials


Com as bebidas premium crescendo, o varejista não pode perder a oportunidade de explorar esses produtos, especialmente duranteo inverno, quando o consumo de itens de alto valor cresce mais

Dentro das lojas


Diante desse movimento global de crescimento de versões de maior valor agregado, os varejistas têm procurado proporcionar uma melhor exposição de bebidas, oferecendo conveniência e praticidade. Para isso, estão adotando inclusive equipamentos diferenciados. Confira dois exemplos:


Foto: Arquivo SA + Ecossistema De Varejo


Foto: Arquivo SA + Ecossistema De Varejo


A loja da rede Disco Fresh Market, no Shopping Punta Carretas, de Montevidéu (Uruguai), tem feito um bom uso de gôndolas diferenciadas para oferecer conveniência e serviços aos clientes. Na seção de vinhos, há uma tela na qual o consumidor pode buscar orientações sobre as bebidas e as possibilidades de harmonizações. Já na área de cervejas, a varejista, cuja loja conta com 2.200 m² de salão de vendas, trabalha com um móvel que possui, na ponta da gôndola, um refrigerador acoplado para vender a bebida gelada. Com isso, oferece no mesmo espaço uma solução completa ao público e incentiva a compra para diferentes momentos, ampliando o número de unidades e o tíquete médio da categoria.


Foto: Arquivo SA + Ecossistema De Varejo


A unidade do Fort Atacadista do bairro Campeche, em Florianópolis (SC), trabalha com um conceito semelhante ao do Disco, mas com um produto diferente. A loja conta com um refrigerador no meio da gôndola de cervejas para a venda de chope. Dessa forma, aumenta o sortimento, trazendo para dentro da filial mais uma opção de bebida, que usualmente é mais consumida nos bares em momentos de comemoração ou confraternização.


Vinhos mais espaço para crescer


50% foi o crescimento de vinhos premium e super premium nos últimos 4 anos


2% é a alta nas vendas de espumantes no 1º trimestre de 2024, em relação a igual período do ano anterior


COMPARTILHAR
TAGS:Marcas Premium,JULHO-2024: SA+ | Famílias Empresárias, Fort Atacadista,Mordor Intelligence,Disco Fresh Market
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FestvalExpansão

Festval planeja a abertura de 5 unidades até 2025

Fort AtacadistaExpansão

Grupo Pereira investe R$ 50 milhões em nova unidade do Fort Atacadista

Dom Atacadista nova campanhaDom Atacadista

Dom Atacadista comemora 5 anos com ofertas especiais e campanha exclusiva de Jojo Todynho

Seção de bebidas no supermercadosTendências

O que vai influenciar o consumo de bebidas daqui para a frente

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados