ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Bebidas premium devem crescer 8,43% ao ano
POR Fernanda Vasconcelos
EM 25/07/2024

Foto: Adobe Stock
Uma geração de consumidores em busca de novos atributos está impulsionando as vendas de produtos mais premium. Saiba como explorar melhor as categorias das bebidas desse escopo em matéria exclusiva da SA+ Ecossistema de Varejo.
Uma pesquisa da Mordor Intelligence indica que os millennials (nascidos entre 1982 e 1995) devem ser responsáveis pelo crescimento das bebidas premium em todo o mundo nos próximos cinco anos. Com acesso à informação, eles querem explorar novas bebidas, ao mesmo tempo que estão preocupados com a ingestão de álcool. Isso, conforme o levantamento, faz com que explorem destilados diferentes, cervejas com baixo teor alcoólico e, sobretudo, vinhos.
Além disso, a taxa de crescimento do mercado de bebidas alcoólicas premium é impactada positivamente pelo avanço da população adulta jovem com maior renda. No caso da cerveja, a pesquisa aponta que elevados teores de cevada e malte têm se destacado. Por isso as artesanais fazem sucesso; entre os uísques, ofertas com mais centeio e menos milho; nos vinhos, os espumantes e os rótulos de alto valor, com denominação de origem, são o destaque. Já nas bebidas não alcoólicas, há avanço nos energéticos e sucos 100%.
8,43% crescimento ao ano - essa é a previsão até 2029 para o segmento de bebidas premium no mundo, puxado pelos millennials
Com as bebidas premium crescendo, o varejista não pode perder a oportunidade de explorar esses produtos, especialmente duranteo inverno, quando o consumo de itens de alto valor cresce mais
Dentro das lojas
Diante desse movimento global de crescimento de versões de maior valor agregado, os varejistas têm procurado proporcionar uma melhor exposição de bebidas, oferecendo conveniência e praticidade. Para isso, estão adotando inclusive equipamentos diferenciados. Confira dois exemplos:
Foto: Arquivo SA + Ecossistema De Varejo
Foto: Arquivo SA + Ecossistema De Varejo
A loja da rede Disco Fresh Market, no Shopping Punta Carretas, de Montevidéu (Uruguai), tem feito um bom uso de gôndolas diferenciadas para oferecer conveniência e serviços aos clientes. Na seção de vinhos, há uma tela na qual o consumidor pode buscar orientações sobre as bebidas e as possibilidades de harmonizações. Já na área de cervejas, a varejista, cuja loja conta com 2.200 m² de salão de vendas, trabalha com um móvel que possui, na ponta da gôndola, um refrigerador acoplado para vender a bebida gelada. Com isso, oferece no mesmo espaço uma solução completa ao público e incentiva a compra para diferentes momentos, ampliando o número de unidades e o tíquete médio da categoria.
Foto: Arquivo SA + Ecossistema De Varejo
A unidade do Fort Atacadista do bairro Campeche, em Florianópolis (SC), trabalha com um conceito semelhante ao do Disco, mas com um produto diferente. A loja conta com um refrigerador no meio da gôndola de cervejas para a venda de chope. Dessa forma, aumenta o sortimento, trazendo para dentro da filial mais uma opção de bebida, que usualmente é mais consumida nos bares em momentos de comemoração ou confraternização.
Vinhos mais espaço para crescer
50% foi o crescimento de vinhos premium e super premium nos últimos 4 anos
2% é a alta nas vendas de espumantes no 1º trimestre de 2024, em relação a igual período do ano anterior
Notícias relacionadas

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

Exclusivo: Lemon intensifica disputa no segmento premium de SP e planeja dobrar lojas

Max Atacadista, do Grupo Muffato, anuncia atacarejo de última geração para este semestre
