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21/02/2025
Bebidas Energéticas: Principal sazonalidade da categoria começa agora
POR SA+ Branded Content
PATROCINADO POR Red Bull
EM 23/12/2024
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Cerca de 30% do faturamento de todo o ano para a categoria de Energéticos ocorre nos próximos três meses, entre Dezembro e Fevereiro.
Daí a Importância de trabalhar com sortimento, abastecimento e exposição corretos durante esse período, garantindo que o público encontre o que deseja na loja. Ainda mais por que 20% dos shoppers escolhem o canal de acordo com a disponibilidade do sortimento, de acordo com levantamento da MetrixLab.
Os picos de vendas durante o Verão são fundamentais para o sucesso da categoria – e também para o varejo ampliar seu ticket médio. Eles ocorrem, especialmente, em três momentos: Natal, Réveillon e Carnaval.
No último ano, o volume de vendas da categoria cresceu em média +67% nas semanas do Réveillon em comparação com a média das 8 semanas anteriores, enquanto no Carnaval o avanço foi de +54%, também em relação à média das semanas anteriores, segundo dados Nielsen. Ter boa performance nesses dois períodos é essencial para incrementar o giro das lojas e também trazer novos shoppers para a categoria.
Inovações ampliam a penetração de Bebidas Energéticas
Para evoluir em penetração e frequência, as inovações desempenham um papel importante.
Red Bull Editions, as edições especiais da marca, potencializam as vendas de toda a categoria ao trazer novos consumidores através da experimentação. Isso ocorre porque essas inovações trazem diferenciação em sabor, que é o primeiro critério de decisão de compra do shopper, seguido pela marca.
Nos últimos 12 meses os dois lançamentos da Red Bull foram as inovações mais importantes para a categoria, segundo dados da Dunnhumby (gráfico abaixo).
* Dados do sabor Melão e Maracujá referentes às 4 primeiras semanas do lançamento
Um exemplo disso é o Red Bull Spring Editions, no sabor frutas vermelhas, responsável por 30% de vendas incrementais para a marca. Dados da Dunnhumby mostraram que Spring atingiu um número de clientes e penetração recorde entre as demais Editions durante o período de lançamento.
E para marcar essa sazonalidade, Red Bull traz a inovação de Red Bull Summer Edition com o sabor Maracuja e Melão. O SKU já é sucesso em outros países como nos EUA, onde já é a inovação que melhor performa entre as top inovações de NAB.
No Brasil, desde o lançamento o SKU já alcançou 2,5% de market share valor, com giro em unidades acima de Editions de grande relevância como Tropical e Melância no canal Modern Trade.
Importante reforçar a importância da exposição das inovações sempre junto aos SKUs mais importantes para a categoria, como Red Bull Energy Drink 250ml e Red Bull Sugar Free 250ml.
Saiba como expor Bebidas Energéticas
Além de garantir o tamanho correto da categoria na loja, com exposição de todos os segmentos, é importante garantir que o planograma e o posicionamento das inovações atendam os critérios de decisão do shopper.
Pesquisas feitas recentemente via eyetracking, comprovam que o ajuste na exposição com Red Bull na altura dos olhos e o posicionamento na horizontal dos sabores e das versões sem açúcar podem proporcionar um crescimento de 6% nas vendas da categoria em loja.
Como sabor é o primeiro critério de decisão do shopper, a orientação é que esses SKUs iniciem o fluxo do bloco de sabores para garantir a visibilidade correta.
Importante também garantir as inovações em pontos extras, nas geladeiras dos checkouts e nas geladeiras da própria loja, sempre acompanhadas de ED e Sugar Free. Afinal, a conversão de compra da categoria pode ser até 40% maior quando o consumidor percebe no PDV a disponibilidade de latas geladas.
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