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17/06/2025
Confira o ranking das marcas mais valiosas do varejo alimentar
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 10/06/2025

Foto: Divulgação
O avanço dos atacarejos no país pode ser observado no novo ranking das marcas mais valiosas do varejo alimentar brasileiro. Assaí, Atacadão e Mix Mateus lideram a lista elaborada pela TM20 e InfoMoney, em parceria com Brazil Panels e Elos Ayta.
O Assaí aparece na primeira posição, com valor de marca estimado em R$ 12,18 bilhões. O Atacadão, que pertence ao Grupo Carrefour Brasil desde 2007, figura em segundo lugar, com R$ 11,35 bilhões. Já o Mix Mateus, do Grupo Mateus ocupa a terceira posição com valor de R$ 2,81 bilhões.
Juntas, as bandeiras tem um valor de R$ 26,3 bilhões e ocupam um espaço que até pouco tempo era dominado por grandes marcas de hipermercado.
Além das três líderes, completam o top 5 o Supermercados BH (R$ 1,90 bilhão) e o Pão de Açúcar (R$ 1,73 bilhão). A lista inclui ainda Fort Atacadista, Super Muffato, Supermercados Mateus, Zaffari, Mart Minas, Supermercado Condor, Guanabara, Max Atacadista, Atakarejo e Angeloni.
A posição do Assaí no topo do ranking é atribuída à rápida expansão da rede nos últimos anos. Foram inauguradas mais de 120 lojas em centros urbanos e regiões de alta densidade populacional, totalizando hoje mais de 300 unidades no país. A empresa adota estratégias regionais baseadas em dados de comportamento do consumidor.
O Atacadão, por sua vez, vem ampliando sua presença desde a aquisição pelo Carrefour Brasil. A empresa investe em tecnologia, logística e ampliação do mix de vendas. Tal capilaridade é o que permite à companhia atender um grupo amplo de clientes, desde pequenos comerciantes e empreendedores até consumidores finais.
A pesquisa foi realizada com 500 consumidores em todas as regiões do país, das classes A a E. Os participantes avaliaram 30 marcas do varejo alimentar, considerando critérios como percepção de imagem, lembrança e confiança.
O conceito de valor de marca está associado ao impacto financeiro nos resultados do negócio. Já a chamada “contribuição de marca” representa quanto das vendas seria perdido na ausência da marca, enquanto “força de marca” envolve reconhecimento, lembrança e reputação em cada região.
No caso do Assaí, por exemplo, a marca tem força de marca, com alto conhecimento, boa consideração e confiança. Porém, seu posicionamento diretamente ligado aos preços baixos reduz a sua contribuição de marca.
Fonte: Infomoney
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