Atacarejos devem continuar em ascensão nos próximos mesesSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais uma rede assume um ponto que antes era do Nacional no RS

31/08/2025

NEWSLETTER

Atacarejos devem continuar em ascensão nos próximos mesesSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Cash & CarryAtacarejoFlex Atacarejo NielsenIQ

Atacarejos devem continuar em ascensão nos próximos meses

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 22/08/2024

Atacarejos devem continuar em ascensão nos próximos meses

Foto: Divulgação


Nos últimos anos, um dos formatos que mais têm se consolidado no varejo alimentar são os atacarejos. Cada vez mais direcionado ao estilo de negócio B2C, temos observado uma expansão de unidades e consumo nessas lojas. 

 

Para se ter uma ideia, dados do CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) demonstram que hoje o formato é responsável por 68% da receita operacional líquida do comércio atacadista.

 

A busca por economia e otimização das compras de itens variados em um único local são alguns dos fatores que mais impulsionam as compras nesses canais. Amílcar Pavan, especialista em marketing e sócio-fundador da rede Flex Atacarejo, que possui sete unidades distribuídas pelo interior paulista, conta a sua percepção do movimento. 

 

“O consumidor está mais consciente e busca maneiras de fazer o dinheiro render. Assim, o atacarejo surge como uma solução para quem deseja comprar em maior quantidade e variedade de marcas tanto em produtos alimentícios quanto em itens de higiene e limpeza”, comenta. 

 

Para Pavan, outro ponto importante que está ocorrendo é a implementação de serviços nos atacarejos, o que atrai tanto os pequenos comerciantes, como donos de bares e restaurantes, como os consumidores finais.

 

“Implementamos em nossa rede serviços como açougue, padaria e adega, com uma seleção de produtos importados, típicos em redes de varejo. Essa variedade do mix de produtos oferecidos facilita a vida do cliente, que antes precisava ir a três estabelecimentos diferentes e agora encontra tudo em apenas uma loja,” acrescenta o sócio-fundador. 

 

Conforme informamos em julho, após um ano de desempenho fraco graças à deflação dos alimentos, os atacarejos estão retomando seu ritmo acelerado de crescimento nas vendas em valor

 

Um levantamento da NielsenIQ indica que, até a segunda semana de junho, o modelo de cash & carry apresentou uma alta de 13% nas vendas em valor. Esse percentual supera os números alcançados pelos supermercados e demonstra uma velocidade de alta maior do que a dos hipermercados.

 

Com a expectativa de aceleração na inflação alimentar até o final do terceiro trimestre, especialistas acreditam que a alta nas vendas em valor desse modelo de negócio se manterá em alta.

 

O relatório ainda indica que essa retomada no crescimento dos atacarejos é incentivada pela percepção dos consumidores, que o consideram uma opção de compra mais econômica diante do aumento nos preços. 

COMPARTILHAR
TAGS:Cash & Carry,Atacarejo,Flex Atacarejo, NielsenIQ
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Uni-X: fusão entre Flex Atacarejo e Enxuto Supermercados cria Grupo com 47 lojas em SPNovos Negócios

Uni-X: fusão entre Flex Atacarejo e Enxuto Supermercados cria Grupo com 47 lojas em SP

Consumidores estão cada vez mais adeptos à tecnologia no varejo alimentarInovação

Varejistas aceleram investimentos em automação para acompanhar as expectativas do consumidor

Adobe Stock HiBeE-commerce

Pesquisa destaca importância do canal digital para as vendas de HiBe

Cash AtacadoExpansão

São Roque terá atacarejo com investimento de R$ 60 milhões

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados