25/08/2025
Atacarejo é o formato que mais cresceu nos últimos dois meses, apontam pesquisas
POR Alessandra Morita
EM 10/12/2024

Divulgação
Próximo ao final de 2024, dois levantamentos feitos por importantes institutos do País apontam que, nos últimos dois meses, o atacarejo foi o canal que mais aumentou o faturamento no varejo alimentar.
De acordo com pesquisa da Scanntech, o cash & carry regional fechou outubro com avanço de 9,2% em valor e de 3,3% em unidades sobre igual mês de 2023. A análise do acumulado até outubro aponta alta de 4,5% em faturamento, 1,5% em quantidade e 3% de aumento de preço.
Já levantamento da NielsenIQ de novembro/2024 indica que o atacarejo cresceu 13,2% em valor sobre o mesmo mês do ano passado e 4,1% em unidades vendidas. No acumulado de janeiro a novembro, a taxa de aumento ficou em 13,4% e 9%, respectivamente.
Em mesmas lojas, contudo, o cash & carry perde o posto de maior crescimento em valor para o hipermercado, com alta de 7,7% em novembro, contra 5% do atacarejo. Supermercados também cresceram mais: os grandes tiveram aumento de 6,2% e os pequenos, de 5,9%.
Ainda nas lojas já existentes, entre janeiro e novembro, as taxas ficaram dessa forma: atacarejo (3,6%), hiper (4,1%), supermercado grandes (5,2%) e super pequenos, 4,5%.
Notícias relacionadas

São Roque terá atacarejo com investimento de R$ 60 milhões

Vendas em hipermercados e supermercados se mantiveram estáveis em julho

Duas das maiores redes de atacarejo do Nordeste inauguram lojas

Atacarejo inaugura unidade em galpão que pertencia a concorrente
Alessandra Morita
Head de Conteúdo