ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23/07/2025
Assaí reforça programa de inclusão para trabalhadores 50+ e amplia presença em cargos de liderança
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 23/07/2025

Foto: Divulgação
O Assaí Atacadista ampliou sua política de inclusão geracional e já conta com mais de 8.000 colaboradores com 50 anos ou mais em suas unidades no Brasil, o que representa cerca de 10% do total de profissionais da companhia. O número representa um crescimento de 32% em relação ao ano anterior.
Somente em 2024, foram realizadas mais de 3.000 contratações dessa faixa etária, alta de 63% em comparação com 2023. Desse total, 17,4% têm 60 anos ou mais.
Os dados fazem parte do Programa 50+, criado em 2021 para fomentar a empregabilidade de pessoas com mais de 50 anos. A iniciativa integra o programa de diversidade da empresa, que também contempla ações voltadas para gênero, raça, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, migrantes e refugiados.
Segundo Tamaly Amorim, gerente de RH e Diversidade do Assaí, o programa busca combater o etarismo e reduzir as barreiras de acesso ao mercado de trabalho para esse público.
Ela destacou que o envelhecimento da população exige a ampliação de oportunidades e que a presença de diferentes faixas etárias nas lojas contribui para representar melhor a diversidade dos consumidores.
Como parte do Programa 50+, os profissionais participam de um processo de apadrinhamento logo no início da jornada. A proposta é facilitar a adaptação por meio do acompanhamento de outro colaborador (em geral, de outra geração) responsável por auxiliar na rotina de trabalho e promover a troca de experiências.
A capacitação contínua também faz parte da política da empresa. Em 2024, foi lançada a trilha de desenvolvimento “Conexão 50+” na Universidade Assaí, plataforma de aprendizagem interna.
Os conteúdos abordam temas como diversidade etária, economia prateada, equipes multigeracionais, saúde, bem-estar, comunicação e letramento digital.
Desde a formalização do programa, a companhia registrou crescimento de 168% na promoção de talentos acima dos 50 anos, com aumento de 22% em cargos de liderança e de 16% em funções de especialistas.
Para apoiar a inclusão, o Assaí mantém um banco de talentos exclusivo para pessoas com mais de 50 anos e realiza treinamentos com equipes de Recursos Humanos e lideranças das lojas, centros de distribuição e escritórios.
O objetivo, segundo Tamaly, é ampliar o conhecimento sobre diversidade geracional e oferecer ferramentas para a gestão de equipes com perfis diversos. A companhia também recebeu a certificação Age-Friendly, que reconhece práticas inclusivas voltadas à valorização de diferentes faixas etárias no ambiente de trabalho.
Fonte: PB News
Notícias relacionadas

Grupo Pereira amplia serviço de padaria para mais um atacarejo

4 dos principais profissionais de trade marketing do Brasil debatem o futuro da profissão no Trade Connection

Assaí avança com as obras de sua 2ª unidade em Itaquaquecetuba (SP)
