Assaí lança campanha em ano marcado por aniversário de 50 anos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 25/07/2024
Divulgação
“Há 50 anos levando preço baixo e prosperidade para todos”. Essa é a campanha que o Assaí Atacadista lançou neste mês, reforçando seu aniversário no ano em que se torna uma empresa cinquentenária. Além da comemoração da data, a ideia é reafirmar seu compromisso com a economia e a prosperidade de todos os seus públicos.
Para se ter uma ideia, a empresa teve faturamento R$ 72,8 bilhões em 2023 e é a segunda maior varejista alimentar no Brasil e a maior operação de cash & carry independente do País [o Atacadão reporta seus resultados junto com as demais operações do Grupo Carrefour Brasil]. Ao todo, são mais de 290 lojas distribuídas em diversos Estados. Ainda neste ano, a empresa foi eleita a marca mais valiosa do varejo alimentar pela consultoria Interbrand e Brand Finance 2024.
A primeira unidade da empresa foi aberta em São Paulo e tinha como foco o abastecimento de pastelarias e pizzarias. Seu nome teve como inspiração para o fundador Rodolfo Nagai, a palavra japonesa Asahi, que significa Sol nascente.
Já em 2007, a empresa, que na época tinha 15 unidades, passou para o GPA, após a aquisição de 60% da companhia. Dando início a um forte ritmo de expansão, em 2008 o Assaí abriu mais 13 lojas e chegou ao Ceará e ao Rio de Janeiro.
Dois anos depois já eram 57 unidades e a companhia abriu seu primeiro CD, localizado em Osasco (SP). Durante essa década, o GPA realizou a aquisição integral do atacarejo, e as lojas passaram por uma modernização.
Em 2019, o Assaí possuía 166 unidades, e apenas dois anos depois alcançou o marco de 212 lojas. O segundo ano da pandemia marcou a cisão do GPA e a aquisição de 70 lojas do Extra Hipermercado, marca que foi descontinuada. Desde 2011, a companhia é presidida pelo executivo Belmiro Gomes.