Ambev realiza 2ª edição de evento para compartilhar dados sobre o mercadoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saudabilidade, promoções e proximidade moldam as escolhas dos consumidores

04/06/2025

NEWSLETTER

Ambev realiza 2ª edição de evento para compartilhar dados sobre o mercadoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

IndústriaAmbev Nielsen Scanntech

Ambev realiza 2ª edição de evento para compartilhar dados sobre o mercado

POR Barbara Fernandes

EM 30/05/2025

ambev

Foto: Divulgação 

 

A cerveja foi o principal impulsionador do crescimento em volume nos canais de varejo e atacarejo em 2024. Para este ano, a expectativa é que o consumo da bebida dentro do lar continue em alta, reforçando sua relevância nas vendas do setor. Os dados foram apresentados pela Nielsen durante a 2ª edição do Ambev Insights Day, evento que promove a conexão entre indústria e varejo por meio de informações, tendências e cases inspiradores.


Ainda segundo a Nielsen, o faturamento médio por loja com cerveja no varejo moderno é de R$ 2 milhões, e shoppers que incluem o item no carrinho gastam 2x mais. A empresa também apresentou dois cases de sucesso com estratégias que podem ser avaliadas e aplicadas por outras lojas.

 

Em um deles, o varejista passou a atuar com preços regulares mais baixos. O resultado? Passou a depender menos de promoção, se tornou referência de compras em datas importantes e ganhou 0,7 p.p. em share da categoria. Além disso, o número de lares que foram até o PDV ficou 44% acima da média, e gastam 57% a mais com a categoria por ano. 

 

Cervejas zero álcool, premium e baixa calorias ganham relevância na cesta do consumidor 

 

A Scanntech também trouxe insights sobre a categoria, com destaque para as cervejas de baixa caloria, zero álcool e premium que apresentaram crescimento em 2024 de 16,9%, 9,1% e 9,8%, respectivamente.

 

Segundo a empresa, no Carnaval de 2025 a cerveja reafirmou sua liderança em relação a outras bebidas no faturamento do varejo. O período de festas também foi marcado por uma participação mais significativa das cerveja premium (+2 p.p.) e queda nas value (-1,8 p.p.) e core (- 0,2 p.p.).

 

Sazonalidades além do óbvio também contribuem para a categoria. Para se ter uma ideia, em faturamento as épocas mais importantes na cesta de cerveja foram o Natal/Réveillon (20,4%), Black Friday (17%), Carnaval (14,1%), Páscoa (13,2%), Dia das Mães (12,6%), Dia dos Pais (11,7%) e Festa Junina (10,9%). 

 

Influência global na categoria no Brasil

 

O anfitrião da casa, a Ambev, também apresentou macrotendências que vão impactar a categoria de cerveja no Brasil. Confira algumas abaixo: 

 

Socialização on/off com mais drivers de escolha

 

O consumo dentro de casa está se tornando mais atraente pelo desembolso menor, e envolve o relaxamento. Por isso o PDV de oportunidade nessa ocasião são as lojas de vizinhança e a busca envolve produtos gelados.

 

Democratização do premium

 

Os consumidores de produtos com maior valor agregado também estão nas classes C e D, atraídos pela qualidade e o aval social. Além disso, novos consumidores entram na categoria via premium. Isso se comprova com o fato de que 29% da primeira compra de cerveja é premium. 

 

Escolhas inteligentes em busca da melhor opção

 

O custo-benefício nunca foi tão importante. Atualmente, 80% dos consumidores brasileiros participam de programas de fidelidade e 53,6% participam de até três programas. A compra de diferentes categorias pelo mesmo shopper também está em ascensão e hoje 63% consomem core e premium. 

 

Vida mais equilibrada e saudabilidade indulgente

 

As pessoas estão mais criteriosas com o que consomem, sem renunciar à indulgência. Isso se confirma pelo fato de que 47% dos brasileiros estão ansiosos com a saúde e 86% acreditam que comida/bebida são os principais drivers de saúde. Diante dessa perspectiva, a aposta da Ambev é no crescimento das cervejas zero álcool.


Crescimento com trade


A Ambev também separou um tempo para focar em um tema que cresce a cada dia no setor: trade marketing. Para a empresa, essa é a área onde a estratégia encontra a execução e o crescimento acontece.


Um case de sucesso exemplifica essa noção. Após alinhar uma estratégia com um varejista em relação a categoria de refrigerantes e traçar um plano piloto, a Ambev notou um aumento de faturamento de 10,6% na loja. O varejista também se beneficiou com um crescimento de 14,5% na lucratividade.


Segundo Natália Campos, Head de Desenvolvimento de Categorias na Ambev:

“Este evento reforça que dados, insights e colaboração são a ponte mais rápida entre oportunidade e crescimento. A escuta ativa e a troca com o varejo são essenciais para construirmos juntos uma agenda de crescimento sustentável. O pedido por mais encontros como este, vindo de institutos parceiros e redes varejistas, só nos confirma que estamos no caminho certo, crescendo juntos: com mais vendas, transações e fidelizando cada vez mais consumidores.
COMPARTILHAR
TAGS:Indústria,Ambev, Nielsen, Scanntech
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Gôndola supermercado iogurte laticíniosConsumo

Saudabilidade, promoções e proximidade moldam as escolhas dos consumidores

Loja Temática - Mundo NinhoIndústria

Primeira loja temática da Nestlé no mundo se baseia em tendências de consumo

Varejista instala videowalls em 200 lojas para estimular a decisão de compra e gerar encantamento no PDVIndústria

Varejista instala videowalls em 200 lojas para estimular a decisão de compra e gerar encantamento no PDV

Massa XIndústria

Massa X amplia o portfólio B2B com produtos gourmet

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados