04/06/2025
Ambev realiza 2ª edição de evento para compartilhar dados sobre o mercado
POR Barbara Fernandes
EM 30/05/2025

Foto: Divulgação
A cerveja foi o principal impulsionador do crescimento em volume nos canais de varejo e atacarejo em 2024. Para este ano, a expectativa é que o consumo da bebida dentro do lar continue em alta, reforçando sua relevância nas vendas do setor. Os dados foram apresentados pela Nielsen durante a 2ª edição do Ambev Insights Day, evento que promove a conexão entre indústria e varejo por meio de informações, tendências e cases inspiradores.
Ainda segundo a Nielsen, o faturamento médio por loja com cerveja no varejo moderno é de R$ 2 milhões, e shoppers que incluem o item no carrinho gastam 2x mais. A empresa também apresentou dois cases de sucesso com estratégias que podem ser avaliadas e aplicadas por outras lojas.
Em um deles, o varejista passou a atuar com preços regulares mais baixos. O resultado? Passou a depender menos de promoção, se tornou referência de compras em datas importantes e ganhou 0,7 p.p. em share da categoria. Além disso, o número de lares que foram até o PDV ficou 44% acima da média, e gastam 57% a mais com a categoria por ano.
Cervejas zero álcool, premium e baixa calorias ganham relevância na cesta do consumidor
A Scanntech também trouxe insights sobre a categoria, com destaque para as cervejas de baixa caloria, zero álcool e premium que apresentaram crescimento em 2024 de 16,9%, 9,1% e 9,8%, respectivamente.
Segundo a empresa, no Carnaval de 2025 a cerveja reafirmou sua liderança em relação a outras bebidas no faturamento do varejo. O período de festas também foi marcado por uma participação mais significativa das cerveja premium (+2 p.p.) e queda nas value (-1,8 p.p.) e core (- 0,2 p.p.).
Sazonalidades além do óbvio também contribuem para a categoria. Para se ter uma ideia, em faturamento as épocas mais importantes na cesta de cerveja foram o Natal/Réveillon (20,4%), Black Friday (17%), Carnaval (14,1%), Páscoa (13,2%), Dia das Mães (12,6%), Dia dos Pais (11,7%) e Festa Junina (10,9%).
Influência global na categoria no Brasil
O anfitrião da casa, a Ambev, também apresentou macrotendências que vão impactar a categoria de cerveja no Brasil. Confira algumas abaixo:
Socialização on/off com mais drivers de escolha
O consumo dentro de casa está se tornando mais atraente pelo desembolso menor, e envolve o relaxamento. Por isso o PDV de oportunidade nessa ocasião são as lojas de vizinhança e a busca envolve produtos gelados.
Democratização do premium
Os consumidores de produtos com maior valor agregado também estão nas classes C e D, atraídos pela qualidade e o aval social. Além disso, novos consumidores entram na categoria via premium. Isso se comprova com o fato de que 29% da primeira compra de cerveja é premium.
Escolhas inteligentes em busca da melhor opção
O custo-benefício nunca foi tão importante. Atualmente, 80% dos consumidores brasileiros participam de programas de fidelidade e 53,6% participam de até três programas. A compra de diferentes categorias pelo mesmo shopper também está em ascensão e hoje 63% consomem core e premium.
Vida mais equilibrada e saudabilidade indulgente
As pessoas estão mais criteriosas com o que consomem, sem renunciar à indulgência. Isso se confirma pelo fato de que 47% dos brasileiros estão ansiosos com a saúde e 86% acreditam que comida/bebida são os principais drivers de saúde. Diante dessa perspectiva, a aposta da Ambev é no crescimento das cervejas zero álcool.
Crescimento com trade
A Ambev também separou um tempo para focar em um tema que cresce a cada dia no setor: trade marketing. Para a empresa, essa é a área onde a estratégia encontra a execução e o crescimento acontece.
Um case de sucesso exemplifica essa noção. Após alinhar uma estratégia com um varejista em relação a categoria de refrigerantes e traçar um plano piloto, a Ambev notou um aumento de faturamento de 10,6% na loja. O varejista também se beneficiou com um crescimento de 14,5% na lucratividade.
Segundo Natália Campos, Head de Desenvolvimento de Categorias na Ambev:
“Este evento reforça que dados, insights e colaboração são a ponte mais rápida entre oportunidade e crescimento. A escuta ativa e a troca com o varejo são essenciais para construirmos juntos uma agenda de crescimento sustentável. O pedido por mais encontros como este, vindo de institutos parceiros e redes varejistas, só nos confirma que estamos no caminho certo, crescendo juntos: com mais vendas, transações e fidelizando cada vez mais consumidores.”
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Barbara Fernandes
Repórter