A próxima geração de JBPsSA+ Ecossistema de Varejo

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A próxima geração de JBPs

POR Alessandra Morita

EM 27/12/2024

A nova geração de JBPs

Arquivo SA+


O JBP (Joint Business Plan) ou planos conjuntos de negócios, embora processualmente ocorram uma vez ao ano, são a materialização do relacionamento entre varejo e indústria durante o período anterior e a confirmação do quanto ambos desejam ampliar ou não essa parceria num futuro próximo.


Essa é uma visão particular, mas expressa o que um JBP retrata quando se faz ao menos o chamado básico bem-feito. Evidentemente existem diferentes níveis de amadurecimento do processo: desde os transacionais até os que são focados também em criar valor para as partes envolvidas.


Seja para aqueles que ainda têm um caminho a avançar seja para os que estão em constante evolução, é preciso ficar atento.


De acordo com um artigo escrito pelo especialista Ari Kertesz, Vice Chair Reinvention Executive Advisory e Senior Managing Director da Accenture, em sua conta no LinkedIn, o jeito de se fazer JBP até aqui começa a não ser mais suficiente para o seu sucesso.


Segundo ele, o mundo mudou dramaticamente. “Uma cadeia de abastecimento resiliente se tornou prioridade. As vendas online estão efervescendo. O retail media e as plataformas de dados vêm crescendo e os limites entre as compras on e offline estão desaparecendo. As capacidades da Inteligência Artificial criam novos insights e possibilidades. Tudo isso exige maior sofisticação e ‘preditismo’ dos JBPs”, escreveu o especialista em seu artigo.


Para Kertesz, a próxima geração de JBPs possui esses 4 componentes:


  1. Estratégias holísticas omnichannel: perfeita integração online e offline das prioridades do negócio

  2. Colaboração “cross funcional”: planos unificados de negócios com a participação de todos os setores, como marketing, supply chain, comercial, entre outros

  3. Tecnologia e insights: aproveitamento das funcionalidades da Inteligência Artificial Generativa, retail  media, dados do CRM e ferramentas avançadas para tomar decisões mais precisas e eficientes

  4. Perspectiva de longo prazo: priorização do crescimento sustentável em relação aos ganhos de curto prazo



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TAGS:Colaboração,Planos conjuntos, JPB, JVC
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