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15/02/2025
A próxima geração de JBPs
POR Alessandra Morita
EM 27/12/2024

Arquivo SA+
O JBP (Joint Business Plan) ou planos conjuntos de negócios, embora processualmente ocorram uma vez ao ano, são a materialização do relacionamento entre varejo e indústria durante o período anterior e a confirmação do quanto ambos desejam ampliar ou não essa parceria num futuro próximo.
Essa é uma visão particular, mas expressa o que um JBP retrata quando se faz ao menos o chamado básico bem-feito. Evidentemente existem diferentes níveis de amadurecimento do processo: desde os transacionais até os que são focados também em criar valor para as partes envolvidas.
Seja para aqueles que ainda têm um caminho a avançar seja para os que estão em constante evolução, é preciso ficar atento.
De acordo com um artigo escrito pelo especialista Ari Kertesz, Vice Chair Reinvention Executive Advisory e Senior Managing Director da Accenture, em sua conta no LinkedIn, o jeito de se fazer JBP até aqui começa a não ser mais suficiente para o seu sucesso.
Segundo ele, o mundo mudou dramaticamente. “Uma cadeia de
abastecimento resiliente se tornou prioridade. As vendas online estão efervescendo.
O retail media e as plataformas de dados vêm crescendo e os limites entre as
compras on e offline estão desaparecendo. As capacidades da Inteligência
Artificial criam novos insights e possibilidades. Tudo isso exige maior
sofisticação e ‘preditismo’ dos JBPs”, escreveu o especialista em seu artigo.
Para Kertesz, a próxima geração de JBPs possui esses 4 componentes:
- Estratégias holísticas omnichannel: perfeita integração
online e offline das prioridades do negócio
- Colaboração “cross funcional”: planos unificados de negócios
com a participação de todos os setores, como marketing, supply chain,
comercial, entre outros
- Tecnologia e insights: aproveitamento das funcionalidades da
Inteligência Artificial Generativa, retail
media, dados do CRM e ferramentas avançadas para tomar decisões mais
precisas e eficientes
- Perspectiva de longo prazo: priorização do crescimento sustentável em relação aos ganhos de curto prazo
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Alessandra Morita
Head de Conteúdo