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12/05/2025
65% dos consumidores pretendem gastar acima de R$ 100 com produtos típicos da Páscoa
POR Barbara Fernandes
EM 17/04/2025

Foto: Adobe Stock
Um em cada quatro brasileiros pretendem gastar até R$ 100 com produtos relacionados a Páscoa neste ano, e três em cada dez espera desembolsar entre R$ 100 e R$ 200. Além disso, 33% pretendem gastar acima de R$ 200.
Os dados pertencem ao Instituto Locomotiva em parceria com o QuestionPro e também demonstram que o potencial de compra de produtos relacionados à Páscoa neste ano é de 86%, cerca de 5 p.p. acima da compra efetivada no ano passado. Entre quem tem filhos esse percentual sobe para 91%, já dentre as classes sociais o destaque é das classes A e B com 92%.
A pesquisa também indica que mais da metade dos entrevistados (56%) pretende presentear com chocolates de marcas tradicionais como Nestlé e Garoto.
Na guerra entre os ovos e a barra, a primeira opção ainda sai na frente com 79% da preferência dos consumidores para presentear alguém, já as barras serão uma das opções de presente de 55% das pessoas. Contudo, a maior parte dos brasileiros (66%) considera injusta a diferença de preços entre os itens.
“Os dados mostram a importância do aspecto simbólico no consumo de alguns produtos: mesmo achando injusto que os ovos custem mais do que as barras de chocolate com o mesmo peso, a maioria dos brasileiros ainda escolhe o ovo na hora de presentear. O presente na Páscoa não é simples entrega de um bem medido pelo peso, é também um ritual, um gesto de afeto, e os ovos ainda cumprem melhor esse papel”, analisa Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
Além do formato, os fatores mais importantes na escolha de produtos são o preço acessível (64%), qualidade dos ingredientes (56%), marca conhecida (41%), variedade de sabores (35%) e tamanho (33%).
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Barbara Fernandes
Repórter