ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17/07/2025
Vinte e quatro marcas de azeite de oliva são suspensas pelo governo por irregularidades
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 20/12/2021
Foto: istock
Operação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) levou a suspensão da venda de 24 marcas de azeite de oliva este ano. Foram retiradas 151.449 garrafas de circulação de supermercados em São Paulo , Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Paraná e Santa Catarina.
[noticiasRelacionadas]
Durante a operação foram encontradas três fábricas clandestinas que estavam envasando azeites que nada mais eram do que mistura de óleos vegetais de procedência desconhecida. Uma fábrica no interior de São Paulo teve o seu registro suspenso por adulteração na fabricação de seus produtos durante o ano de 2021.
As marcas suspensas pelo Ministério da Agricultura foram: Alcazar, Alentejano, Anna, Barcelona, Barcelona Vitrais, Castela dos Mouros, Coroa Real, Da Oliva, Del Toro, Do Chefe, Épico, Fazenda Herdade, Figueira do Foz, Ilha da Madeira, Monsanto, Monte Ruivo, Porto Galo, Porto Real, Quinta da Beira, Quinta da Regaleira, Torre Galiza, Tradição, Tradição Brasileira e Valle Viejo.
De acordo com o dono da Valle Viejo, Robson de Freitas, as garrafas apreendidas com o nome da marca são falsas, não foram fabricadas pela empresa. "O Ministério apreendeu uma carreta, levou para a análise e constatou que o produto era falsificado. É uma marca similar à nossa. Nós temos nosso registro todo correto e já entramos na Justiça para ratificar a denúncia", afirmou Freitas.
A fabricante das marcas Barcelona, Barcelona Vitrais, Tradição e Tradição Brasileira, afirmou que “apenas oito lotes foram retirados das gôndolas dos mercados, todos no estado de São Paulo”. A empresa afirmou ainda que “os demais lotes seguem rigorosamente o que determina o Ministério da Agricultura. Ressaltamos que esses produtos, caso tenham sido consumidos, não causam qualquer problema à saúde. Salientamos, por fim, que nossas marcas seguem rigorosamente os padrões de segurança alimentar, garantindo ao consumidor final um produto da mais elevada qualidade para o consumo das famílias brasileiras".
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março

Índice de ruptura se estabiliza e alcança 13% em abril

Revogação de lei sobre trabalho aos feriados e domingos pode trazer prejuízos para os varejistas, segundo CNC
