Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de marçoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bretas avança em processo de reformulação de lojas em Goiânia

02/07/2025

NEWSLETTER

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de marçoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

RegulamentaçãoSegurança Alimentar Ministério da Agricultura Mantiqueira Brasil

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/02/2025

MANTIQUEIRA BRASIL - OVOS NOVA REGULAMENTAÇÃO

Foto: Divulgação


O Ministério da Agricultura e Pecuária determinou que, a partir de 4 de março de 2025, os ovos vendidos sem embalagem primária deverão conter dados de validade, dados de fabricação e o número do Serviço de Inspeção Federal (SIF) carimbados diretamente na casca. A medida, estabelecida pela portaria 1.179, publicada em setembro de 2024, busca reforçar a segurança alimentar e melhorar o rastreamento dos produtos no varejo.

A regulamentação exige que os produtores utilizem tinta atóxica para a marcação, garantindo que as informações estejam visíveis e acessíveis ao consumidor. O setor produtivo tem até 180 dias para se adequar à norma, o que exigirá investimentos em tecnologia e processos de impressão.

Para redes supermercadistas, a mudança pode representar um diferencial competitivo, garantindo maior transparência aos clientes e facilitando a gestão de validade dos produtos. Grandes players do setor, como a Mantiqueira Brasil, já implementaram a marcação dos ovos vendidos sem embalagem primária nos mercados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo Cristiane Cantelli Mortari, gerente executiva de qualidade da empresa, os produtos da marca seguem controles rígidos de controles sanitários e são auditados por órgãos reguladores e grandes clientes, como McDonald's e GPA. “A adoção dessa prática reforça nosso compromisso com qualidade e segurança alimentar”, afirma.

Os supermercadistas devem acompanhar de perto essa transição, garantindo que os fornecedores sejam adequados e que a nova exigência agregue valor ao consumidor e à operação do ponto de venda.


COMPARTILHAR
TAGS:Regulamentação,Segurança Alimentar, Ministério da Agricultura, Mantiqueira Brasil
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mesmo com preços altos, consumo se mantém alto entre brasileirosConsumo

Mesmo com a preocupação sobre a alta nos preços, brasileiros pretendem elevar os gastos

Adobe Stock - HortifrútiVarejo Alimentar em Contexto

Redes regionais crescem 7% em mesmas lojas no formato de supermercados

Carrefour-PampulhaGestão e negócios

Grupo Carrefour celebra 50 anos com mais de 1.000 pontos de vendas no Brasil

Nestlé inaugura nova linha de KitKat em Caçapava com a presença de Geraldo AlckminInvestimentos

Nestlé anuncia aporte bilionário no Brasil pelo segundo ano consecutivo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados