SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programas de fidelidade estão ligados a 82,7% do crescimento do varejo alimentar

27/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Mercado Livre GMV América Latina

Vendas totais do Mercado Livre no Brasil sobem 21,9% no quatro trimestre

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 24/02/2023

Foto: Divulgação

O Mercado Livre encerrou o quatro trimestre de 2022 com crescimento de 21,9% nas vendas totais (GMV, da sigla em inglês) do Brasil, ante o mesmo período de 2021. A soma inclui transações com produtos de lojistas em sua plataforma e tem sido foco de atenção do mercado desde que a venda no varejo online passou a cair no país. Na América Latina, o GMV foi de US$ 9,6 bilhões, sendo que o Brasil responde por 45% desse total.

A receita líquida, que difere do GMV pois considera montantes da empresa com suas vendas e outros ganhos, subiu 28% (em reais).Os números mostram taxa de expansão na média no GMV de pouco mais de 20% por trimestre de 2022 (no acumulado de janeiro a dezembro, alcançou 21%).

Embora o ritmo tenha ficado abaixo do registrado em anos anteriores à pandemia, a empresa informou que o avanço de outubro a dezembro de 2022 deve ser analisado dentro do contexto de piora do ambiente de consumo, e de crescimento do grupo acima do mercado.

[noticiasRelacionadas]

A empresa destaca ainda que está “num cenário competitivo de rápida mudança no país” no curto prazo. Sobre o assunto, André Chaves, vice-presidente sênior e executivo de relações com investidores, diz que o cenário “macro” continuou pressionado no ano passado, com restrições em consumo, crédito mais escasso e inadimplência mais elevada no setor. Ele afirma que os atrasos em pagamentos se normalizaram após enxugamento na oferta de crédito em 2022. “Para nós, o ponto chave é que, apesar desse quadro, crescemos em GMV e em receita acima do mercado, ou seja, ganhamos ‘share’, e com maior rentabilidade no Brasil no quarto trimestre”, disse.

Na América Latina, o lucro líquido da companhia foi de US$ 164,7 milhões de outubro a dezembro, após prejuízo de US$ 46,1 milhões um ano antes. A empresa vem crescendo mais em receita do que na quantidade de itens adquiridos por clientes, que ficou estável no quarto trimestre.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn Instagram  Facebook 

COMPARTILHAR
TAGS:Mercado Livre, GMV, América Latina
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Grupo Carone aposta em novo formato de loja no Espírito SantoInauguração

Grupo Carone aposta em novo formato de loja no Espírito Santo

Apostas bets adobe stockConsumo

Apostas comprometem orçamento familiar e tiram vendas dos supermercados

Caixa de supermercado adobe stockPesquisas

Pesquisa aponta cargos com maior escassez de profissionais nos supermercados

Adobe Stock funcionário supermercadoGestão

Processo de seleção pode contribuir para retenção de profissionais no varejo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados