ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11/07/2025
Vendas nos supermercados caem 0,2% e especialista aponta elevação nos preços como causa
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/04/2024

Foto: Adobe Stock
Em fevereiro, as vendas de supermercados caíram 0,2% em relação a janeiro, enquanto o varejo teve expansão de 1%. Os dados pertencem ao PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Segundo Cristiano Santos, gerente de pesquisa, o recuo tem algumas causas, dentre elas a inflação elevada dos alimentos. Para se ter uma ideia, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), os preços de alimentação e bebidas subiram 0,95% em fevereiro.
Contudo, com base no resultado acumulado em 12 meses até fevereiro, as vendas dos supermercados apresentaram avanço de 4,7% – o dobro do varejo restrito que registrou um aumento de 2,3%.
Segundo Santos, esse movimento está ligado a mudança de comportamento do consumidor, que anteriormente concentrou suas compras em itens básicos e agora está diversificando mais.
Notícias relacionadas

Inflação e novos hábitos de consumo influenciam supermercadistas a rever estratégias

Alta nos preços muda hábitos alimentares e leva consumidores a reduzir compra de itens essenciais

Hiper e supermercados representam mais de 56% das vendas do varejo
