Vendas do Mercado Extra e Proximidade crescem no segundo trimestre

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Reportagem SA+ -

GPA cresce sobre 2019 no Brasil, mas cai em relação a 2020 em função da base alta gerada pela Covid-19 e por cenários restritivos nos últimos meses

Foto: Divulgação

Embora as vendas do Mercado Extra e Compre Bem e Proximidade tenham apresentado crescimento no segundo trimestre do ano, o resultado não foi suficiente para garantir o mesmo desempenho para o GPA, que registrou queda no período.

As redes Mercado Extra e Compre Bem apresentaram bom desempenho no trimestre como resultado do sucesso da proposta de valor dos formatos junto a seu público-alvo. As vendas mesmas lojas cresceram 1,6% ante o segundo trimestre de 2020, ex-impacto COVID-19, para R$ 1,2 bilhão, com destaque para o serviço e sortimento na categoria de perecíveis.

O Mercado Extra seguiu acelerando a integração de suas unidades à operação de e-commerce alimentar, com 58 lojas operando na modalidade Express ao final do segundo trimestre do ano. Além disso, as vendas de last mile também aceleraram de maneira significativa, com crescimento de 20 vezes na mesma base de comparação. No Compre Bem, o destaque fica para a consolidação do modelo em todas as praças em que a bandeira está instalada, em um processo contínuo de eficiência operacional.

No período, os formatos de Proximidade do GPA mantiveram a forte tendência observada nos últimos trimestres, apresentando crescimento de vendas mesmas lojas ex-covid de 35,3%, para R$ 537 milhões, atingindo, assim, a marca de 12 trimestres consecutivos de evolução de duplo dígito.

No GPA Brasil, as vendas totais somaram R$ 7,06 bilhões no segundo trimestre do ano, uma queda de 12,1% no total de lojas e de 10,5% em mesmas lojas. Em comparação com 2019, contudo, a alta foi de 4,2% nas unidades abertas há mais de um ano. As vendas do trimestre, quando comparadas ao ano anterior, foram impactadas negativamente por desafios relacionados principalmente ao contexto macroeconômico e ainda à pandemia, como: forte base de comparação com o mesmo período de 2020, em função do elevado grau de estocagem do consumidor nos meses iniciais da pandemia e fechamento do comércio, beneficiando nosso desempenho; medidas restritivas mais rígidas para o combate à aceleração do contágio no 2T21; migração da venda de não alimentos para o canal online;  fechamento de 32 lojas ao longo de 2020 como parte do processo de otimização do portfólio, com impacto negativo de 1,6 ponto porcentual no trimestre.

De forma positiva, o resultado do GPA foi impactado pelo aumento das vendas pelo canal online que apresentou alta de 32% no período, em razão do crescimento da omnicanalidade e expansão das parcerias com last milers;  formatos de Proximidade, destacando-se o Minuto Pão de Açúcar e o sucesso do Programa Aliados, que segue ampliando o número de parceiros.

Para o diretor-presidente do GPA, Jorge Faiçal, apesar dos impactos de uma base de comparação extremamente desafiadora e cenários restritivos complexos nos últimos meses, nas operações na América Latina, o Grupo chegou ao final do segundo trimestre com um elevado patamar de rentabilidade, controle de custos e lucro líquido positivo. “Nossa percepção está ainda mais clara sobre as mudanças de comportamento do consumidor a favor da omnicanalidade. A evolução do nosso ecossistema digital, com crescimento robusto do e-commerce, penetração de vendas ainda mais representativa e ampliação das modalidades de entrega, aliada à toda a transformação que estamos fazendo no nosso portfólio de lojas, as novas parcerias, e o foco na eficiência operacional e inovação, tudo isso tem um único objetivo: atender o cliente de acordo com o que ele precisa e da maneira que ele deseja, em qualquer canal, formato e prazo”, diz em nota.

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