SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Sacanntech Pesquisa Faturamento Atacarejos Bebidas Supermercado

Varejo alimentar aumenta faturamento no último mês do ano

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/01/2024


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Tanto os atacarejos como os supermercados registraram aumento nas vendas unitárias durante dezembro de 2023. Entretanto, os atacarejos cresceram 1,3 p.p. a mais do que os supermercados em faturamento. No quesito preço, o desempenho do atacarejo regional também se destacou, com um incremento de apenas 3,5%, contra os 5,2% registrados nos supermercados. 

[noticiasRelacionadas]

De forma geral, o varejo alimentar apresentou um crescimento de 2% nas vendas unitárias e de 4,4% de faturamento em relação a 2022. Já o aumento dos preços foi de 2,3%, algo que impactou positivamente o setor. 

Esses dados compõem uma pesquisa desenvolvida pela Scanntech , divulgada na última terça (16), e também traz dados sobre as categorias e regiões que mais se destacaram. 

A cesta de bebidas , por exemplo, se sobressaiu dentre as demais durante o último mês do ano, com acréscimo de 12,7% no faturamento em relação ao mesmo período de 2022. Esse movimento foi impulsionado pelas  altas temperaturas e festas de fim de ano, e os itens que contribuíram mais para o resultado positivo foram a cerveja, refrigerante e suco.

Por outro lado, a mercearia básica apresentou uma queda de 4,3% no faturamento e de 2,8% nas unidades devido à retração de preços de 1,6%. Dentre os itens que mais contribuíram para essa retração no faturamento estão o óleo (-27,1%) café (-13,4%) e leite UHT (-10%). 

No quesito de localização, o Norte e o estado de São Paulo apresentaram os aumentos mais significativos em faturamento. Enquanto isso, o Nordeste, e conjunto Leste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) ficaram abaixo da média nacional, com um crescimento de 2,8% e 3,8%, respectivamente.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn,   Instagram   e   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Sacanntech, Pesquisa, Faturamento, Atacarejos, Bebidas, Supermercado, Dezembro 23
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosPesquisa

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

SmartStorePesquisa

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados

Adobe Stock - RTD e Cervejas especiaisPesquisa

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

Adobe Stock  - CervejasMarketplace

Busca por itens de supermercado no Mercado Livre cresce 34%

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados