20/02/2025
Varejistas perdem muita venda por não saberem utilizar verba de trade marketing
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/05/2023
Foto: Stock Adobe
Nada menos do que 85% do varejo alimentar não possui um trade marketing organizado, apenas atividades trade, conforme pesquisa da Web Jasper. Diante desse cenário, a SA+ percebeu que poderia ajudar a desenvolver essa área, da mesmo maneira que fez com o varejo regional a partir dos seus Fóruns de Integração Varejo e Indústria. Assim, criou a SA+ Trade. Para dar a largada nessa jornada de desenvolvimento, vai promover o evento Trade Connection, onde o tema será debatido no dia 29/08, das 8:00h às 19:30h, em São Paulo, com os maiores especialistas da área. SAIBA MAIS SOBRE O TRADE CONNECTION . (((VAGAS LIMITADAS)))
Mas antes, alguns dos potenciais e desafios do trade marketing foram trazidos no primeiro programa PAPO DE TRADE , mais uma iniciativa de colaboração da SA+ Trade. Durante a conversa, Sergio Alvim, CEO da SA+ Ecossistema de Varejo, e Eduardo Jaime, sócio-diretor da SA+ Trade, ressaltaram a importância dos dados para alcançar resultados muito mais efetivos nas ações de trade marketing.
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“O resultado de quem sabe usar dados é 40% maior, segundo informações do mercado. Veja a diferença que faz o uso dos dados. Em um case de um parceiro foi identificado através de dados que sua precificação de cervejas estava errada. Ajustando isso, ele vendeu 65 mil unidades a mais em 60 dias”, exemplificou o sócio-diretor da SA+ Trade sobre como o dado pode ser efetivamente usado.
Resultados comprovados
A indústria investe cerca de 4% de seu faturamento para trade marketing, recursos não tão bem utilizados que poderiam dar resultados muito maiores. “Percebi nesses 15 anos apoiando a gestão de trade que o varejo entende a estratégia como calendário promocional, venda de ponto extra e promotor em loja. Muitas vezes, as verbas do comercial e do trade são confundidas. O trade é venda sell-out e tem toda uma jornada de compra estruturada para você impactar o shopper, desde o momento em que ele pega o produto até passar no caixa”, ressaltou Eduardo.
Ele explica que uma parte do varejo entende trade como captação de recursos. “O trade precisa ter realmente essa relevância para começar a contribuir com os dados e a estratégia do sell-out. O varejo precisa usar mais os dados a favor do negócio, não somente dados pelos dados. A indústria, muitas vezes, não tem limite para investir se tiver contrapartida na parceria e resultados comprovados”, completa.
Dados são lidos por pessoas
O feeling do varejista mais dados e a parceria da indústria é a conta ideal para vender e faturar mais. O trade marketing une esses fatores, mas ainda é pouco aproveitado pelo varejo alimentar. "Os dados estão aí, mas essa leitura precisa ser feita por pessoas para que isso se transforme em resultado. Precisa ter uma mesa de pessoas lendo esses dados. Não adianta colocar outra ferramenta para ler o dado se não acontece de promocionar o que todo mundo está promocionando e ativar categoria que não precisa e não daria resultado”, ressalvou Eduardo.
Sergio Alvim complementou essa importância da leitura dos dados e personalização para cada loja, pois uma promoção que todo mundo está promovendo igual não traz diferencial nenhum na sua loja.
“É comprovado que quem utiliza os dados intensamente vê uma diferença de ganho enorme. A inteligência dos dados garante que esse dinheiro que a indústria está disposta a investir tenha a melhor aplicação possível. O varejista precisa se habituar a tomar decisões em dados, que, juntamente com seu feeling, tornam-se imbatíveis. CRM não é só promoção, esses dados podem ser usados para elevar tíquete médio, fazer com que o consumidor compre produtos melhores, mais caros e mais rentáveis. Isso é a inteligência de dados”.
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