Varejista investe no aprimoramento da gestão operacional
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 30/12/2021
Foto: Divulgação
O uso de etiquetas eletrônicas de prateleiras (ESLs) tem se tornado uma importante ferramenta para os supermercados que querem otimizar o processo de atualização de preços e melhorar a comunicação visual nas gôndolas sobre valores e ofertas especiais, aprimorando, assim, a gestão operacional do ponto de venda.
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Dentro deste contexto, o Supermercado Iapó identificou as etiquetas eletrônicas como a melhor solução para facilitar a alteração dos preços informados aos clientes e agilizar a comunicação de ofertas e informações adicionais, usando diferentes layouts – quesitos importantes para aumentar a margem de lucro de alguns produtos. Ao mesmo tempo, era preciso garantir ampla visibilidade sobre as atualizações das etiquetas, algo que não era possível antes da automação que substituiu as tags impressas.
“As etiquetas eletrônicas eram o passo natural no processo de modernização operacional da nossa loja – e também dentro do nosso entusiasmo em contar com o que há mais avançado em tecnologias para o varejo. A escolha pela Seal Sistemas foi motivada pelos recursos únicos das ESLs presentes em seu portfólio, entre eles a operação baseada na nuvem e a automatização do monitoramento dos preços da loja”, afirma Djalma Oliveira, TI no Supermercado Iapó.
Desde que começou o processo, foram 6.800 etiquetas eletrônicas implementadas em toda a loja, inclusive em áreas de produtos perecíveis, como mercearia e FLV (seção de frutas, legumes e verduras). A solução cobriu uma área de vendas de mais de 1.600 metros quadrados, que abrigam até 16 mil itens ativos.
As ESLs ainda operam de forma integrada com a infraestrutura e o software ERP que já eram utilizados pelo Supermercado Iapó, o que permite que as tags exibam novos dados automaticamente.
Entre os benefícios que as ESLs trouxeram ao supermercado estão a redução do tempo gasto pelos colaboradores para substituir as etiquetas impressas e a eliminação da divergência de preços entre as gôndolas e o caixa.
“A flexibilidade das soluções tecnológicas que oferecemos para dezenas de milhares de lojas em todo o Brasil, incluindo um milhão de etiquetas eletrônicas instaladas, as tornam acessíveis para uma grande variedade de lojistas, não importa a localização ou o segmento. O Supermercado Iapó mostra como tecnologias avançadas estão sendo amplamente disseminadas pelo mercado, dentro da nossa missão de apoiar a transformação dos negócios em linha com as mudanças do mercado de consumo”, afirma Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas.
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