31/10/2025
Andorinha Hiper Center aprimora a precificação com etiquetas eletrônicas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 31/10/2025

Foto: Divulgação
O Andorinha Hiper Center, tradicional varejista da Zona Norte de São Paulo, concluiu um projeto de digitalização da gestão de preços com a instalação de 20.000 etiquetas eletrônicas em aproximadamente 95% da loja. A iniciativa foi feita em parceria com a Seal Sistemas e trouxe ganhos em produtividade, velocidade na aplicação de preços promocionais e atualização mais precisa das informações exibidas ao consumidor.
Fundado em 1974 no bairro de Lauzane Paulista, o hipermercado possui uma única unidade de cerca de 6.000 m² e 16.000 itens.
Segundo Irineu Balzan, diretor de operações do Andorinha, as divergências entre preços de gôndola e caixa e o tempo gasto para substituição de etiquetas impressas eram desafios constantes. Em dias de mudança de ofertas, colaboradores estendiam o expediente para concluir a atualização manual dos preços.
A transformação digital começou em 2023 com um piloto de 250 etiquetas na área de bebidas. Após 6 meses de resultados positivos, o projeto foi ampliado e, no primeiro semestre de 2024, a loja passou a contar com quase toda a área coberta pela tecnologia, além de cartazes digitais e antenas de radiofrequência. A infraestrutura é monitorada pela Seal Care, serviço de suporte técnico em tempo real da Seal Sistemas.
De acordo com Flávio Boer, gerente sênior de TI do Andorinha, a automação eliminou de uma a duas horas diárias de trabalho de até 100 funcionários dedicados à troca de preços. Hoje, as atualizações são feitas automaticamente em poucos segundos via Wi-Fi, integradas ao sistema já utilizado pela loja.
As etiquetas exibem preço e descrição do produto e mudam para vermelho em caso de promoção.
A adoção da tecnologia acelerou a resposta às variações de preços e ampliou a agilidade em promoções-relâmpago, além de eliminar erros operacionais. O impacto também foi sentido pelo consumidor, que passou a ter mais clareza e precisão nas informações, reduzindo divergências no caixa.
Segundo Balzan, a digitalização tornou a operação mais moderna e sustentável, possibilitou a realocação de colaboradores para funções estratégicas, eliminou horas extras e reduziu o uso de papel. O sucesso do projeto estimula novas frentes, como expansão de cartazes digitais, integração de dados como validade de produtos e a futura implementação de retail media.
Notícias relacionadas
TecnologiaCanal farma melhora a eficiência de ações de retail media com IA
TecnologiaGPA reforça segurança digital em parceria com a Vivo
TecnologiaPainéis de LED ganham espaço no varejo como ferramenta de comunicação e fonte de receita
Expansão







