SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

01/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Rh Job Sharing Gestão de Pessoas Carreira

Unilever testa cargo compartilhado e jornada semanal de três dias

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 26/04/2019

O mercado de trabalho está em constante transformação e isso não chega a ser uma novidade. Startups e empresas de tecnologia, por exemplo, trouxeram novos padrões para o ambiente corporativo, a ponto de influenciar até mesmo companhias tradicionais. Mas agora uma iniciativa realizada no Brasil por uma das maiores indústrias de bens de consumo do planeta, tem chamado a atenção de quem acompanha o setor de recursos humanos.

Há quase um mês, Carolina Mazziero e Liana Feracotta dividem o cargo de diretora de RH na subsidiária brasileira da Unilever. A ideia partiu das próprias profissionais, enquanto tomavam um chá da tarde durante a licença maternidade de Carolina. Elas, que na época ocupavam outras funções na companhia, tiraram uma foto juntas e mandaram a sugestão para a superior, quase como uma brincadeira. A aceitação foi ótima e, aquilo que parecia um sonho, começou a ser testado no início deste mês.

[noticiasRelacionadas]

 “É importante para nós, como funcionárias da área de gestão de pessoas, sermos as cobaias do projeto para depois alavancar isso para o negócio”, afirma Carolina Mazziero, que trabalha às segundas, terças e quartas, enquanto Liana Feracotta comparece à empresa às terças, quartas e quintas. Sexta-feira é dia de folga para ambas, uma vez que muitos funcionários trabalham em home office.

Com redução de 40% na carga horária de trabalho, elas ganham tempo extra para ficar ao lado dos filhos, realizar cursos e desenvolver outras atividade capazes de melhorar a qualidade de vida. “Tem um benefício pessoal muito grande em compartilhar um cargo. Consigo levar meus filhos para a escola, ler artigos, estudar, ouvir podcasts. Isso é muito importante para um profissional em um mundo ágil como o que estamos vivendo”, afirma Liana, que cita o altíssimo engajamento como um dos pontos fortes da Unilever Brasil. "Quando estou aqui, estou de corpo e alma, completamente focada nos desafios que tenho”, garante.

O compartilhamento de cargo, job sharing, em inglês, já acontece em algumas outras companhias internacionais, porém o mais comum é encontrar dois CEOs dividindo a tarefa de comandar uma companhia. É o que acontece, por exemplo, nos supermercados Whole Foods e na rede de restaurantes de comida mexicana Chipotle. 

      Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Rh, Job Sharing, Gestão de Pessoas, Carreira
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Carrefour_fachadaGestão e negócios

Fechamento de capital do Carrefour Brasil será concluído nesta sexta-feira

Nicolas Simone e Augusto VilelaGestão e negócios

Neogrid anuncia novos CEO e CFO

Adobe Stock funcionário supermercadoGestão

Processo de seleção pode contribuir para retenção de profissionais no varejo

AssaíResultados 1T25

Assaí corta pela metade projeção de novas lojas para 2026

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados