SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SA+ Ecossistema de Varejo completa dois anos e multiplica inovações

25/03/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Magazine Luiza apocalipse do varejo Simples Assim

Única brasileira preparada para o “apocalipse do varejo"

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/09/2018

Já ouviu falar no “apocalipse do varejo”? É um termo que tem sido usado globalmente para retratar a onda de fechamento de lojas físicas pertencentes a grandes redes do setor, especialmente nos EUA, onde se intensifica desde 2010. O assunto tem preocupado tanto, que o banco de investimentos Credit Suisse fez um levantamento para identificar quem são as varejistas mundiais de capital aberto capazes de sobreviver a movimentos como esse.

A instituição considerou preço da ação e retorno financeiro sobre investimentos dos últimos cinco anos, que foram comparados com a previsão para 2019, além da presença de um braço digital forte e de preços competitivos. Entre as empresas, apenas uma é brasileira: a Magazine Luiza. A varejsta é um dos exemplos nacionais mais bem sucedidos de integração on e off line, com resultados supreendentes.

[noticiasRelacionadas]

 

Veja algumas iniciativas da companhia

  • A empresa atua de forma integrada nos diversos canais: site, loja física, aplicativo. Criou até uma assistente virtual para interagir com o público
  • Seu centro de distribuição é o mesmo para todos os canais
  • Trabalha com microtransportadoras exclusivas, que se abastecem na loja mais próxima de onde foi feito o pedido. Isso agiliza a entrega a um custo viável
  • Criou o Magazine Você. Nele, o cliente monta sua própria loja virtual para revender produtos da rede, recebendo uma comissão. Hoje cerca de 50 mil pessoas aderiram ao modelo
  • Apostou na digitalização das lojas físicas. As 890 unidades têm autonomia para investir em marketing digital. Elas recebem um cartão pré-pago para fazer suas ações
  • Os 11 mil vendedores trabalham integrados ao online. Se o cliente consulta um item antes de ir à loja, a informação aparece em seu tablete. A ideia é ser mais assertivo

 

Resultados do Magazine Luiza

  • 38% Crescimento das vendas totais (inclui lojas físicas, e-commerce e marketplace) no 1ºsemestre/2018
  • 28% Alta nas lojas físicas no período
  • 54% Alta no e-commerce tradicional
  • 65% Alta no e-commerce com marketplace

Fonte: Balanço do 2º Trimestre/2018

 

Outras varejistas já preparadas,
segundo o Credit Suisse

  1. Zalando (Alemanha)
  2. ZD.com (China)
  3. Home Product Center (Índia)
  4. Burlington Stores (EUA)
  5. Asos (Inglaterra)
  6. Dufry (Suíça)
COMPARTILHAR
TAGS:Magazine Luiza, apocalipse do varejo, Simples Assim
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

SA+ Ecossistema de Varejo - braços de negócioInstitucional

SA+ Ecossistema de Varejo completa dois anos e multiplica inovações

Adobe Stock - DeliveryVarejo Digital

Carrefour, GPA e Assaí seguem tendência do mercado e apresentam avanços no e-commerce

AmPM e Posto IpirangaAm Pm

AmPm renova marca e fortalece modelo de conveniência no varejo

Ovos Mantiqueira- Jumbo - 15g de proteínaMantiqueira Brasil

Mantiqueira Brasil renova embalagens e aposta no alto teor proteico

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados