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Um posicionamento claro cumpre a expectativa e contribui para a satisfação geral do cliente

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/07/2023

Loja Roldão Atacadista: Atacarejo busca focar no hortifruti sem perder os diferenciais do formato (foto: Divulgação)

Diante de tantos formatos, alguns deles podem ter se perdido no meio do caminho e mudado sua característica inicial que o diferenciava. Sobre isso, um dos mais comentados é o atacarejo, que todas as semanas inaugura lojas, muitas não tão raiz de tanto agregarem serviços e produtos semelhantes aos dos supermercados. Esse não seria um problema se a soma de mais experiências não impactasse o preço dos produtos, maior atrativo do Cash & Carry. O consumidor vai a esse tipo de estabelecimento buscar economia, que, se não for obtida, vai acabar gerando decepção. Ou seja, mais que incrementar, é essencial ter foco no básico prometido.

De acordo com a pesquisa realizada em 2019, o nível de satisfação com os atacarejos caiu, pois, na opinião de Bruna, o canal já não é mais aquele atacarejo raiz que não tinha serviços. “O shopper ia pelo preço, que era de 10% a 13% mais barato que o do supermercado, número que hoje fica entre 5% e 6%”, ressalta. “Há uma dúvida sobre o caminho, se vai voltar a ser um hipermercado, mas não está mais tão competitivo. O shopper não entende por que mudou tanto e não vê benefícios como antes”, completa a consultora.

“Resumindo, no atacarejo, para o público pessoa física, o foco é preço. Bandeira premium se destaca pela saudabilidade e indulgência, por trabalhar com produtos diferenciados. No e-commerce, o cliente quer praticidade, não perder tempo na loja física, acessando um site intuitivo para finalizar da forma mais rápida possível”
LUCAS BARCELOS - CFO do Grupo Barcelos


Aumento dos custos: O shopper diminuiu sua satisfação com os preços dos atacarejos, já não tão mais baratos que os supermercados por talvez terem incorporado muitos serviços semelhantes ( Foto: Divulgação )

O preço está alinhado com a expectativa?

O estudo mostra que a realidade está aquém da expectativa. Apenas metade dos consumidores entrevistados disse que os preços no atacarejo, e também no super/hiper, estavam alinhados com o que era esperado. Os melhores desempenhos nesse quesito foram da farmácia, padaria e digital. Cerca de um terço faz alguma pesquisa na internet durante a compra, número um pouco maior para os atacarejos.

Acompanhando loja a loja

Jeferson Fagundes, vice-presidente comercial do Roldão Atacadista, garante que na rede isso não ocorre e que conseguem manter os preços competitivos, com um diferencial de 10% a 15%, mesmo focando em açougue e hortifrúti, pois monitoram por meio dos dados para saber o que o consumidor espera em cada loja e adaptam o sortimento.

“Monitoramos os preços de todos os competidores de cada loja e fazemos NPS para entregar de acordo com a expectativa do cliente. Temos claro quais categorias queremos dominar e investimos nelas. Por exemplo, na loja da Praia Grande (SP) temos 7.500 SKUs. Já na de Indaiatuba (SP) são 9.400 SKUs, loja onde também podemos vender um produto mais A”
JEFERSON FAGUNDES - Vice-presidente comercial do Roldão Atacadista

 

atéria originalmente publicada na      edição de julho da    SA+  .

Leia também:

Pesquisa exclusiva SA+: saiba quais as notas e avaliações do shopper para cada canal de compra

Qual o papel do sortimento na experiência de compra? Oferecer tudo é o caminho?

 

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