SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lucro líquido: por que crescer vendas pode ser mais eficaz do que reduzir custos em longo prazo

11/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

shopper jornada de compra canais do varejo varejo alimentar concorrência no varejo alimentar satisfação do shopper

Pesquisa exclusiva SA+: saiba quais as notas e avaliações do shopper para cada canal de compra

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/07/2023


Foto: Freepik

O shopper vem frequentando cerca de oito canais diferentes para compor suas compras do mês. No varejo alimentar, as possibilidades são muitas, especialmente por seu mix mais amplo, o que também gera desafios e uma complexa missão para garantir uma boa experiência ao shopper. Experiência essa que atinge patamares cada vez maiores diante de tantas opções e concorrência acirrada, em que os canais especializados, como farmácias, padarias e açougues, acabam se destacando em relação à qualidade do atendimento e prestação de serviços.

Essa é a percepção do próprio consumidor, conforme apurou o levantamento feito exclusivamente para a SA+ Ecossistema de Varejo pela Shopper 2B em parceria com a Toluna, que ouviu 2.400 pessoas, responsáveis pelo abastecimento de suas casas e pertencentes às classes A, B e C. Em comparação com o mesmo estudo realizado em 2019, o nível de satisfação dos shoppers com os atacarejos caiu, enquanto a satisfação com os supermercados teve um aumento.Confira a seguir alguns dos resultados das
entrevistas com a análise de profissionais do setor

Disputando a atenção do shopper

Todos querem um olhar especial do shopper e a oportunidade de garantir um encontro inesquecível que se repita sucessivamente para conquistar de vez seu bolso. Uma jornada de compra satisfatória, em que ele encontre a maior parte do que deseja, não necessitando de outros canais para completar sua cesta, somada a algo mais, como uma degustação ou ação que encante e fidelize sua loja como o principal ponto de compras.

Ranking de satisfação
O estudo revelou que, entre os canais do varejo alimentar, o super/hiper é o mais bem avaliado, com nota 8,68, seguido do atacarejo, com 8,61. Em último estão os minimercados. A farmácia disparou na avaliação do shopper.

O atendimento e a organização são os itens que mais agradam ao consumidor no canal farmácia. Tanto para padaria como super/hiper e atacarejo, a organização recebe a melhor nota. Para açougue e hortifrúti, as áreas de organização, serviços e conveniência são as que mais contribuem para a satisfação geral.

Importância dos canais

De forma geral, o consumidor frequentou uma média de oito canais nos últimos 30 dias*, sendo os super/hiper, digital e atacarejo os mais frequentes. Embora as farmácias e padarias não sejam destaque entre os canais mais frequentes, elas têm alto índice de importância e são os canais mais frequentados.

Atendimento satisfatório

Farmácia, padaria e açougue são os canais onde os consumidores mais necessitam da ajuda de um funcionário, e, em um terço dos casos, os funcionários oferecem a ajuda solicitada. Nos canais super/hiper e atacarejo a ajuda é solicitada quando o shopper não encontra um produto. De acordo com Bruna Fallani, consultora e fundadora da shopper 2B, o nível de concorrência está muito alto e o atendimento é quesito essencial para ganhar o consumidor. “A farmácia tem um suporte maior e acolhedor por conta dos medicamentos e está estendendo esse comportamento para fora do balcão. Já o supermercado está aquém em serviço e precisa cuidar disso”.

Os principais motivos da compra em cada canal

Farmácia: reposição, rotina e uso/consumo imediato
Padaria: reposição e uso/consumo imediato
Digital (last miles e sites): ofertas ou promoção, reposição e uso/consumo imediato
Super/hiper: rotina e abastecimento
Atacarejo: abastecimento e reposição
Açougue: rotina, reposição e abastecimento
Hortifrúti: rotina e reposição

Conseguiu o que precisava? 

Matéria originalmente publicada na   edição de julho da  SA+   .

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:         LinkedIn,        Instagram        e       Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:shopper, jornada de compra, canais do varejo, varejo alimentar, concorrência no varejo alimentar, satisfação do shopper, formatos, supermercados, atacarejo, minimercados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

AssaíResultados 1T25

Assaí corta pela metade projeção de novas lojas para 2026

Unibox amplia presença no interior de Santa Catarina com aquisição de unidades de varejistas regionaisExpansão

Unibox amplia presença no interior de Santa Catarina com aquisição de unidades de varejistas regionais

Varejistas regionais avançam com expansão pelo interior paulistaInauguração

Varejistas regionais avançam com expansão pelo interior paulista

Espaço dedicado à venda de flores no supermercado BistekPerecíveis

Flores e plantas viram destaque nos supermercados e impulsionam vendas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados