SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Qual o papel do sortimento na experiência de compra? Oferecer tudo é o caminho?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/07/2023

Foto: Divulgação Roldão Atacadista

Um dos pontos que estão no centro da satisfação do shopper é o sortimento. Afinal, é o que em essência o consumidor busca e leva para casa. E apesar de ter tantos canais disponíveis, ele não quer ter que passar por vários para conseguir fechar sua cesta. Quanto mais puder ter a praticidade de encontrar tudo em um só lugar, ou ao menos em poucos, melhor. “Uma boa experiência de compra é aquela em que o shopper consegue comprar tudo que estava programado. Em função da conjuntura econômica, a maioria das pessoas sai de casa com a lista planejada”, definiu Lucas Barcelos, CFO do Grupo Barcelos, durante Papo de Varejo realizado no dia 31 de maio.

“Além dos perecíveis, um dos diferenciais do varejo alimentar é o mix. A partir do momento que o shopper vê na gôndola produtos de diferentes preços e características, ele se sente respeitado em seu direito de escolha”
Lucas Barcelos - CFO do Grupo Barcelos

O sortimento diz muito sobre você e é o que te diferencia. “O olhar e desafio que o varejo tem que ter é com o mix de produtos que convida para aquilo que você quer oferecer como loja. Vemos muitos se diferenciando com perecíveis, com um açougue e hortifrúti. Isso cria uma imagem e diz respeito a você. Dependendo de seu posicionamento, pode por exemplo oferecer bebidas para além do mainstream e incluir itens diferenciados”, disse Bruna Fallani, que também participou do bate-papo.

Oferecer tudo é o caminho?

“Cada categoria vai contar uma história. Mas será que oferecer de tudo é o caminho? É preciso analisar loja por loja, pois acontece de a mesma bandeira em um bairro ter um público majoritariamente idoso e no outro, de estudantes. São comportamentos diferentes, e oferecer um mix igual não será assertivo”
Bruna Fallani- Consultora de varejo e fundadora da Shopper 2B

Matéria originalmente publicada na    edição de julho da   SA+ .

Leia também:

Pesquisa exclusiva SA+: saiba quais as notas e avaliações do shopper para cada canal de compra

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:         LinkedIn,        Instagram        e       Facebook

COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

e-commerceE-commerce

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

MANTIQUEIRA BRASIL - OVOS NOVA REGULAMENTAÇÃORegulamentação

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março

Adobe StockPesquisa

Supermercados devem ter avanço de quase 2% nas vendas entre fevereiro e abril

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados