SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lucro bruto do Assaí aumenta 7,8% e alcança R$ 3,2 bilhões no 2º trimestre

10/08/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Qual o papel do sortimento na experiência de compra? Oferecer tudo é o caminho?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/07/2023

Foto: Divulgação Roldão Atacadista

Um dos pontos que estão no centro da satisfação do shopper é o sortimento. Afinal, é o que em essência o consumidor busca e leva para casa. E apesar de ter tantos canais disponíveis, ele não quer ter que passar por vários para conseguir fechar sua cesta. Quanto mais puder ter a praticidade de encontrar tudo em um só lugar, ou ao menos em poucos, melhor. “Uma boa experiência de compra é aquela em que o shopper consegue comprar tudo que estava programado. Em função da conjuntura econômica, a maioria das pessoas sai de casa com a lista planejada”, definiu Lucas Barcelos, CFO do Grupo Barcelos, durante Papo de Varejo realizado no dia 31 de maio.

“Além dos perecíveis, um dos diferenciais do varejo alimentar é o mix. A partir do momento que o shopper vê na gôndola produtos de diferentes preços e características, ele se sente respeitado em seu direito de escolha”
Lucas Barcelos - CFO do Grupo Barcelos

O sortimento diz muito sobre você e é o que te diferencia. “O olhar e desafio que o varejo tem que ter é com o mix de produtos que convida para aquilo que você quer oferecer como loja. Vemos muitos se diferenciando com perecíveis, com um açougue e hortifrúti. Isso cria uma imagem e diz respeito a você. Dependendo de seu posicionamento, pode por exemplo oferecer bebidas para além do mainstream e incluir itens diferenciados”, disse Bruna Fallani, que também participou do bate-papo.

Oferecer tudo é o caminho?

“Cada categoria vai contar uma história. Mas será que oferecer de tudo é o caminho? É preciso analisar loja por loja, pois acontece de a mesma bandeira em um bairro ter um público majoritariamente idoso e no outro, de estudantes. São comportamentos diferentes, e oferecer um mix igual não será assertivo”
Bruna Fallani- Consultora de varejo e fundadora da Shopper 2B

Matéria originalmente publicada na    edição de julho da   SA+ .

Leia também:

Pesquisa exclusiva SA+: saiba quais as notas e avaliações do shopper para cada canal de compra

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:         LinkedIn,        Instagram        e       Facebook

COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

Assaí-fachadaResultados 2T25

Lucro bruto do Assaí aumenta 7,8% e alcança R$ 3,2 bilhões no 2º trimestre

Tenda Atacado São PauloModernização

Tenda Atacado conclui revitalização de loja em SP

Komprão do Joaia, em Tijucas, irá ser reformadoModernização

Unidade do Komprão receberá setor de perecíveis e ampliação de padaria após obras

Passarela_ Fachada ChapecoCrescimento

Grupo Passarela investe R$ 15 milhões em expansão no RS

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados