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10/05/2025
Qual o papel do sortimento na experiência de compra? Oferecer tudo é o caminho?
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/07/2023
Foto: Divulgação Roldão Atacadista
Um dos pontos que estão no centro da satisfação do shopper é o sortimento. Afinal, é o que em essência o consumidor busca e leva para casa. E apesar de ter tantos canais disponíveis, ele não quer ter que passar por vários para conseguir fechar sua cesta. Quanto mais puder ter a praticidade de encontrar tudo em um só lugar, ou ao menos em poucos, melhor. “Uma boa experiência de compra é aquela em que o shopper consegue comprar tudo que estava programado. Em função da conjuntura econômica, a maioria das pessoas sai de casa com a lista planejada”, definiu Lucas Barcelos, CFO do Grupo Barcelos, durante Papo de Varejo realizado no dia 31 de maio.
“Além dos perecíveis, um dos diferenciais do varejo alimentar é o mix. A partir do momento que o shopper vê na gôndola produtos de diferentes preços e características, ele se sente respeitado em seu direito de escolha”
Lucas Barcelos - CFO do Grupo Barcelos
O sortimento diz muito sobre você e é o que te diferencia. “O olhar e desafio que o varejo tem que ter é com o mix de produtos que convida para aquilo que você quer oferecer como loja. Vemos muitos se diferenciando com perecíveis, com um açougue e hortifrúti. Isso cria uma imagem e diz respeito a você. Dependendo de seu posicionamento, pode por exemplo oferecer bebidas para além do mainstream e incluir itens diferenciados”, disse Bruna Fallani, que também participou do bate-papo.
Oferecer tudo é o caminho?
“Cada categoria vai contar uma história. Mas será que oferecer de tudo é o caminho? É preciso analisar loja por loja, pois acontece de a mesma bandeira em um bairro ter um público majoritariamente idoso e no outro, de estudantes. São comportamentos diferentes, e oferecer um mix igual não será assertivo”
Bruna Fallani- Consultora de varejo e fundadora da Shopper 2B
Matéria originalmente publicada na edição de julho da SA+ .
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