ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20/02/2025
Três pilares podem ajudar no fortalecimento do setor supermercadista neste ano
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/01/2022
Foto: Divulgação
Que a crise do Covid-19 impôs desafios inéditos a todos, isso não é mais novidade. No entanto, o setor supermercadista precisa pensar uma agenda de médio prazo com foco no futuro do negócio. Para isso, importantes executivos destacaram três pilares que podem ajudar o fortalecimento do seu negócio. São eles: combate à ruptura, sortimento e pessoas.
[noticiasRelacionadas]
1. Combate à ruptura
Assim como a maioria dos problemas a ser enfrentados pelo varejo, a ruptura sempre esteve presente, mas foi intensificada após a crise do novo coronavírus. Num momento em que o consumidor tem ido a menos lojas e com menor frequência, deixar de oferecer o que ele busca é um tiro no pé. Além disso, é difícil entender por que o cenário se agrava se considerarmos toda a tecnologia disponível para combater a ausência de mercadorias.
2. Sortimento
Ter o mix adequado para cada loja é fundamental. Isso, entretanto, exige conhecer quem é o novo consumidor, como ele está se comportando e como as lojas conseguem tratar isso. É preciso ainda considerar que daqui a quatro ou cinco meses haverá aceleração do desemprego em todo o mundo, porém de forma mais acentuada no Brasil.
3. Pessoas
Um aspecto que vai ser crítico no atual contexto é a adaptação do time ao digital. Se as pessoas não estiverem preparadas não adianta achar que a tecnologia vai resolver tudo. O uso de ferramentas está sendo feito, inclusive, para preparar as equipes. Se antes a seleção ficava restrita geograficamente, hoje, com a disseminação do uso de plataformas de videoconferência, é possível entrevistar pessoas de qualquer local. Outro ponto que as empresas precisam considerar é buscar não apenas profissionais que pensam igual aos gestores da companhia. Mas também que sejam questionadores.
Bem trabalhados, esses pilares podem resultar num bom atendimento, alinhados às novas e reais necessidades do shopper. Entre outros pontos, isso inclui: fazer uma compra rápida e segura, sem precisar ir a muitos pontos de venda; ter soluções para os novos momentos de consumo, que surgiram a partir da pandemia; oferecer opções de indulgência para aliviar o estresse emocional do momento; e, disponibilizar itens que caibam no bolso do consumidor diante das dificuldades econômicas que começam a surgir.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Grupo Nova Era inaugura escola infantil para filhos de colaboradores

Grupo Pereira fecha parceria com loja de utilidades e amplia portfólio de bazar em atacarejo
