SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

supermercadista ruptura sortimento pessoas

Três pilares podem ajudar no fortalecimento do setor supermercadista neste ano

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/01/2022

Foto: Divulgação

Que a crise do Covid-19 impôs desafios inéditos a todos, isso não é mais novidade. No entanto, o setor supermercadista precisa pensar uma agenda de médio prazo com foco no futuro do negócio. Para isso, importantes executivos destacaram três pilares que podem ajudar o fortalecimento do seu negócio. São eles: combate à ruptura, sortimento e pessoas.

[noticiasRelacionadas]

1. Combate à ruptura

Assim como a maioria dos problemas a ser enfrentados pelo varejo, a ruptura sempre esteve presente, mas foi intensificada após a crise do novo coronavírus. Num momento em que o consumidor tem ido a menos lojas e com menor frequência, deixar de oferecer o que ele busca é um tiro no pé. Além disso, é difícil entender por que o cenário se agrava se considerarmos toda a tecnologia disponível para combater a ausência de mercadorias.

2. Sortimento

Ter o mix adequado para cada loja é fundamental. Isso, entretanto, exige conhecer quem é o novo consumidor, como ele está se comportando e como as lojas conseguem tratar isso. É preciso ainda considerar que daqui a quatro ou cinco meses haverá aceleração do desemprego em todo o mundo, porém de forma mais acentuada no Brasil.

3. Pessoas

Um aspecto que vai ser crítico no atual contexto é a adaptação do time ao digital. Se as pessoas não estiverem preparadas não adianta achar que a tecnologia vai resolver tudo. O uso de ferramentas está sendo feito, inclusive, para preparar as equipes. Se antes a seleção ficava restrita geograficamente, hoje, com a disseminação do uso de plataformas de videoconferência, é possível entrevistar pessoas de qualquer local. Outro ponto que as empresas precisam considerar é buscar não apenas profissionais que pensam igual aos gestores da companhia. Mas também que sejam questionadores.

Bem trabalhados, esses pilares podem resultar num bom atendimento, alinhados às novas e reais necessidades do shopper. Entre outros pontos, isso inclui: fazer uma compra rápida e segura, sem precisar ir a muitos pontos de venda; ter soluções para os novos momentos de consumo, que surgiram a partir da pandemia; oferecer opções de indulgência para aliviar o estresse emocional do momento; e, disponibilizar itens que caibam no bolso do consumidor diante das dificuldades econômicas que começam a surgir. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                       LinkedIn                                                                                                      ,                                                                                                      Instagram                                                                                                      e                                                                                                      Facebook

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:supermercadista, ruptura, sortimento, pessoas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Grupo Nova Era -  EscolaEducação Corporativa

Grupo Nova Era inaugura escola infantil para filhos de colaboradores

Lançamento Verstcasa pelo Grupo PereiraSortimento

Grupo Pereira fecha parceria com loja de utilidades e amplia portfólio de bazar em atacarejo

Mercadinhos São Luiz - ranking GPTWVarejo

Mercadinhos São Luiz é destaque no varejo brasileiro

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados