SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Amigão registra aumento de 9% de novos clientes na categoria candies

22/01/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Mercadinhos Mercado de Bairro Loja de Proximidade Varejo Local Tecnologia Sortimento

Três passos para melhorar resultados dos mercados de bairro

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/05/2019

Os mercadinhos de bairro são as lojas preferidas por 22% dos brasileiros, de acordo com a pesquisa Tendências do Consumidor em Supermercados, realizada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas). Quando são analisadas apenas as compras de emergência, essa preferência sobe para 50%. Boa parte desse público é composta por jovens com idade entre 16 e 24 anos e de classes sociais mais baixas.

[noticiasRelacionadas]

“A partir dos números da pesquisa, uma interpretação que podemos ter é que os mercadinhos são especialmente atrativos para aqueles que possuem uma mobilidade limitada. Mas há todo um público que esses estabelecimentos podem alcançar e que estão ignorando, e não estou nem falando sobre preços. Por exemplo, na pesquisa 46% dos entrevistados consideram importante a oferta de produtos orgânicos em mercados. Ampliar o leque de ofertas de produtos pode gerar um impacto instantâneo nas vendas”, analisa Tiago Vailati, CEO da Hiper , empresa da Linx que desenvolve soluções de gestão e vendas para micro e pequeno varejo.

Para aumentar as vendas nesse segmento, o executivo recomenda criar um plano para adequar o sortimento de produtos. Mas sem apelar para mudanças radicais da noite para o dia. “Para pensar em inovação, o mercado pode agir como uma startup, propondo pequenas alterações e testando cada mudança antes de se comprometer com um investimento gigante que pode não dar certo”, aconselha Tiago Vailati. A seguir, o CEO da Hiper lista três passos para os mercadinhos melhorarem seu desempenho:

1. Otimize custos

“Qual produto vende mais, qual item nunca vende? Não adianta ter um estoque na prateleira de quinoa tricolor só porque é diferente e está na moda, se o seu consumidor não quer comprar isso. Esse espaço poderia ser ocupado por outro produto que possui maior saída”, exemplifica. A tecnologia, claro, pode ajudar a revelar o que não está vendendo. Sistemas integrados, como o Hiper Gestão , monitoram do estoque até a frente de caixa.

2. Pergunte aos clientes

Tiago Vailati recomenda uma iniciativa básica e eficiente: oriente o operador de caixa a perguntar para os clientes se eles encontraram tudo o que procuravam. Toda sugestão deve ser anotada. A tarefa seguinte é testar as vendas desses novos produtos. "Compre uma pequena quantidade e monitore a saída e os lucros através do sistema integrado. Se der certo, siga em frente", sugere. Nesse ponto, a agilidade dos mercadinhos é uma vantagem competitiva.

3. Comunique que a loja está mudando

Lembre-se de que não basta mudar, é necessário mostrar para o público suas novas opções. “Invista na comunicação visual da loja, mostre onde estão os novos produtos, coloque placas indicando o que é novidade ou separe uma prateleira exclusiva para eles. Você pode investir em redes sociais também, desenvolver um perfil para o seu mercado e nutrir com receitas, novidades, pesquisas com o consumidor, por exemplo”, finaliza o CEO da Hiper.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

COMPARTILHAR
TAGS:Mercadinhos, Mercado de Bairro, Loja de Proximidade, Varejo Local, Tecnologia, Sortimento
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosGestão

Especialista destaca 8 tendências para o varejo em 2025

WegmansVarejo Internacional

6 varejos dos EUA que vão te fazer refletir sobre experiência do cliente

Supermercados Mundial promove inclusão com novas oportunidades para PcDSupermercados Mundial

Supermercados Mundial promove inclusão com novas oportunidades para PcD

Vendas no varejo alimentar aumentam 1,7% em outubroPesquisa

Supermercados e hipermercados apresentam queda de 3,3% nas vendas em dezembro

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados